ZONEAMENTO AMBIENTAL E DIRETRIZES PARA O PLANO DE MANEJO DO PARQUE DO MORRO EM SANTA MARIA/RS

  • Eliane Maria Foleto
  • Patrícia Ziani
Palavras-chave: Unidade de Conservação, Parque do Morro, Zoneamento Ambiental, Santa Maria/RS.

Resumo

O executivo municipal de Santa Maria/RS tem como proposta instituir uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, na categoria de Parque, em uma área de 156 hectares localizada no Morro do Carmo, denominado de Parque do Morro. Entre as justificativas para instituir essa UC estão o fato de Santa Maria localizar-se no rebordo do planalto e também de possuir áreas definidas pela Unesco como Reserva da Biosfera com significativos remanescentes de Mata Atlântica. Sob tal perspectiva, o artigo tem por objetivo apresentar a caracterização da área estudada, o seu mapeamento, proposta de zoneamento ambiental e diretrizes para subsidiar futuras discussões do plano de manejo. Os procedimentos metodológicos consistiram em leituras sobre a temática da pesquisa, trabalhos, trabalhos de campo, reuniões com o Grupo de Trabalho de Parques Municipais e elaboração de mapas temáticos da área no software livre SPRING 4.3.3. Esses mapas podem servir de argumento para a preservação desse espaço, pois indicam, por exemplo, sua altimetria, declividade, cobertura do solo e zoneamento ambiental, bem como sua localização. Logo, esses resultados subsidiam a criação dessa UC, bem como para a proposta de ampliação dessa área, buscando, assim, efetivar a conservação da biodiversidade presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Maria Foleto
Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Ciências e Letras Imaculada Conceição (1989), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Ambiental, Hidrogeografia e Áreas Protegidas.
Patrícia Ziani
Acadêmica do curso de Geografia Licenciatura - Departamento de Geociências, trabalha no Laboratório de Hidrogeografia com ênfase em Hidrogeografia, Áreas Protegidas, Gestão Ambiental.
Publicado
2013-12-17
Como Citar
Foleto, E., & Ziani, P. (2013). ZONEAMENTO AMBIENTAL E DIRETRIZES PARA O PLANO DE MANEJO DO PARQUE DO MORRO EM SANTA MARIA/RS. Revista Do Departamento De Geografia, 26, 15-37. https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0026.0002
Seção
Artigos