ANOMALIAS EM PADRÕES DE REDES DE DRENAGEM COMO FATOR DE VERIFICAÇÃO DE NEOTECTÔNICA – UM ESTUDO DE CASO NAS SUB-BACIAS DO RIO MAMUABA-PB

  • Tamires Silva Barbosa
  • Vinicius Ferreira de Lima
  • Max Furrier
Palavras-chave: Índices morfométricos, Neotectônica, Bacia Hidrográfica

Resumo

Este trabalho pressupõe discorrer acerca da importância da análise de anomalias dos padrões de redes de drenagem em estudos de cunho neotectônico. Para a verificação de tais anomalias empregou-se como instrumentos primários os índices morfométricos RDE (Relação Declividade-Extensão) e RFAV (Razão Fundo/Altura de Vale), que serão utilizados para a análise geológico-geomorfológica das sub-bacias e para a detecção de evidências neotectônicas relacionadas às anomalias encontradas nos padrões da presente rede de drenagem. Foram selecionadas para a análise, as sub-bacias dos rios Jangada, Mundo Novo e do Grilo. Estas se encontram situadas sobre uma mesma litologia - a Formação Barreiras - camada de rochas sedimentares mal consolidadas de idade miocênica, que se depositam mais ou menos horizontalmente. Por conta dessas sub-bacias apresentarem seus padrões de drenagem atípicos ao seu embasamento, como por exemplo, rios retilíneos e encaixados, padrões em treliça e formas assimétricas, surgiu a necessidade da verificação dos processos geomorfológicos que condicionaram a evolução de sua drenagem. Com a aplicação dos índices morfométricos RDE e RFAV, obteve-se nos resultados valores que indicam que a área sobre a qual as sub-bacias estão situadas, provavelmente, sofreu atividades tectônicas recentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamires Silva Barbosa
Tamires Silva BarbosaMestranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia-PPGG.Centro de Ciências Exatas e da Natureza - CCEN.Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
Vinicius Ferreira de Lima
Vinicius Ferreira de LimaGraduado em GeografiaDepartamento de GeociênciasCentro de Ciências Exatas e da Natureza - CCEN.Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
Max Furrier
Max FurrierDoutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2007).Professor Adjunto, Nível III da Universidade Federal da Paraíba.
Publicado
2013-12-17
Como Citar
Barbosa, T., Lima, V., & Furrier, M. (2013). ANOMALIAS EM PADRÕES DE REDES DE DRENAGEM COMO FATOR DE VERIFICAÇÃO DE NEOTECTÔNICA – UM ESTUDO DE CASO NAS SUB-BACIAS DO RIO MAMUABA-PB. Revista Do Departamento De Geografia, 26, 195-213. https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0026.0010
Seção
Artigos