CONDICIONANTES CLIMÁTICOS E INTERNAÇÕES POR PNEUMONIA: ESTUDO DE CASO EM RIBEIRÃO PRETO/SP

Autores

  • Natacha Cíntia Regina Aleixo Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • João Lima Sant´Anna Neto Universidade Estadual Paulista J. M. Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.503

Palavras-chave:

climatologia geográfica, bioclimatologia humana, pneumonia

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a influência da dinâmica climática e dos tipos de tempo nas hospitalizações por pneumonia na cidade de Ribeirão Preto/SP/Brasil. Coletaram-se dados meteorológicos (temperatura mínima, máxima, precipitação pluvial e umidade relativa) do IAC do período de 1978 a 2008. Além disso, foram utilizados os dados do CPDH/USP referentes às internações diárias por pneumonia em Ribeirão Preto do período de 2002 a 2007. Esses dados foram tratados com técnicas estatísticas descritivas, modelos de regressão e análise rítmica. Os resultados demonstraram que condições diárias de temperatura mínima com valores inferiores a 15°C, temperatura média com valores inferiores a 21,5°C e amplitude térmica superior a 14,8°C associaram-se ao aumento do risco de hospitalizações por pneumonia com significância estatística. Além disso, episódios de quatro a cinco dias de temperatura mínima abaixo da média demonstrou associação com o aumento de hospitalizações por pneumonia na cidade. Portanto, conclui-se que em conjunto os dados de saúde, dados dos elementos climáticos e da dinâmica atmosférica podem ser produzidos e analisados com vista à construção de indicadores que ofereçam bases para políticas públicas visando à produção de uma cidade mais saudável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natacha Cíntia Regina Aleixo, Universidade do Estado do Amazonas - UEA
    Doutora em Geografia pelo Programa de Pó-Graduação em Geografia da UNESP campus Presidente Prudente. Professora Doutora do curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA)

Downloads

Publicado

2014-07-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aleixo, N. C. R., & Sant´Anna Neto, J. L. (2014). CONDICIONANTES CLIMÁTICOS E INTERNAÇÕES POR PNEUMONIA: ESTUDO DE CASO EM RIBEIRÃO PRETO/SP. Revista Do Departamento De Geografia, 27, 1-20. https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.503