O USO DO MODELO BOX PLOT NA IDENTIFICAÇÃO DE ANOS-PADRÃO SECOS, CHUVOSOS E HABITUAIS NA MICRORREGIÃO DE DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Heverton Schneider Universidade Federal da Grande Dourados
  • Charlei Aparecido da Silva Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.495

Palavras-chave:

Método, Anos-Padrão, Pluviosidade, Dourados (MS)

Resumo

Este artigo mostra o resultado da aplicação do método estatístico denominado Box Plot, cuja finalidade é a identificação de anos padrão secos, chuvosos e habituais, sendo para tanto, analisados os dados pluviométricos da série histórica 1980-2012. Devido à carência de metodologia específica para a climatologia, há a necessidade de se buscar métodos apropriados cuja contribuição é fundamental para se analisar e compreender a variabilidade das chuvas. A utilização de anos excepcionais é importante por contribuir com o entendimento das possíveis variabilidades que ocorrem na circulação atmosférica e que refletem nos tipos de tempo dos anos secos e chuvosos. Portanto, objetiva-se espacializar a distribuição pluviométrica em anos tidos enquanto excepcionais a fim de demonstrar a importância do método estatístico na identificação da variabilidade pluviométrica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Heverton Schneider, Universidade Federal da Grande Dourados
    Graduado em Geografia no ano de 2011 pela Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente cursando Mestrado na mesma instituição. Desenvolve pesquisa na área de Climatologia Geográfica atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de séries históricas de dados meteorológicos, Ritmo e variabilidades pluviométricas.
  • Charlei Aparecido da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados
    Doutorado, em Geografia, pelo Instituo de Geociências da Unicamp, em julho de 2006, na área de concentração de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial. Docente desde 1998, atuando em cursos de Geografia e Turismo. Realizou, entre 1998 e 2001, Mestrado em Geociências no Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, na área de concentração Geociências e Meio Ambiente. Graduado em Geografina nas modalidades Bacharel em Geografia (1996) e Licenciado em Geografia (1997). Tem como linha de pesquisa Climatologia Geográfica, Planejamento Ambiental e Dinâmica Territorial. Atualmente compõe o quadro de docentes e pesquisadores do Curso de Graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

2014-07-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Schneider, H., & Silva, C. A. da. (2014). O USO DO MODELO BOX PLOT NA IDENTIFICAÇÃO DE ANOS-PADRÃO SECOS, CHUVOSOS E HABITUAIS NA MICRORREGIÃO DE DOURADOS, MATO GROSSO DO SUL. Revista Do Departamento De Geografia, 27, 131-146. https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.495