SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA COMO MEIO DE IDENTIFICAÇÃO DOS NÍVEIS DE RUÍDO LOCAIS NO CENTRO URBANO DE MARINGÁ/PR

Autores

  • Erivelto Alves Prudencio
  • Paulo Fernando Soares Universidade Estadual de Maringá
  • Roney Berti de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Vanderly Janeiro Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.488

Palavras-chave:

ruído de tréfego, mapa de ruído e sistema de informação geográfica

Resumo

Neste trabalho, foram analisados 12 pontos referentes aos níveis de ruído de tráfego na área urbana, na porção central do município de Maringá-PR. Os dados foram coletados no período matutino e tratatos para obtenção dos níveis de pressão sonora L10, L90, bem como o Traffic Noise Index (TNI). A partir destes dados, obteve-se através da análise estatística o comportamento das variáveis mais explicativas para carro, moto, caminhão e ônibus. Em seguida foi analisada distribuição espacial pelo método da Krigagem, utilizando os softwares SPRING e SURFER 10, dos níveis de ruído durante o intervalo de tempo avaliado conforme a Norma Técnica  NBR 10.151 (2000). As informações obtidas através da análise dos dois níveis de ruído, bem como do índice, permitiu comparar as regiões de maior concentração de comércio e serviços com áreas de parques na região de estudo. Desta forma, foi possível verificar que, durante os cinco minutos de medição, a população está exposta 100% do tempo a ruídos acima do definido como permitido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Erivelto Alves Prudencio
    - 2012: Mestrando (Depto. de Engenharia Civil - Engenharia Urbana)- 2008: Especialista (Depto. de Engenharia Civil - Georreferenciamento)- 2006: Geógrafia (Departamento de Geografia - bacharelado)
  • Paulo Fernando Soares, Universidade Estadual de Maringá
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Monitoramento, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Hídricos, com ênfase no Monitoramento da Qualidade da Água, Conforto Bioclimático e Acústico de Sistemas Urbanos e Modelagem, Simulação e Monitoramento de Sistemas Urbanos.
  • Roney Berti de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá
    Graduação em Agronomia (2004) e Mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Atualmente é professor Universidade Estadual de Maringá no Departamento de Engenharia Civil. Tem experiência nas seguintes áreas: Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Topografia, Cartografia, Levantamento de solos, Manejo e Conservação do Solo, Agricultura de Precisão.
  • Vanderly Janeiro, Universidade Estadual de Maringá
    Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(1995), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo(2000) e doutorado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz(2010). Atualmente é Professor assistente da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2014-07-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Prudencio, E. A., Soares, P. F., de Oliveira, R. B., & Janeiro, V. (2014). SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA COMO MEIO DE IDENTIFICAÇÃO DOS NÍVEIS DE RUÍDO LOCAIS NO CENTRO URBANO DE MARINGÁ/PR. Revista Do Departamento De Geografia, 27, 233-247. https://doi.org/10.11606/rdg.v27i0.488