A CARTOGRAFIA NO ENSINO: OS DESAFIOS DO MAPA DA GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Fernanda Padovesi Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v0i0.545

Palavras-chave:

cartografia, ensino, mapa-múndi, globalização.

Resumo

A partir de uma reflexão sobre o papel epistemológico da cartografia na relação com a complexidade do mundo, reflexão essa que procura refutar a interpretação que o mapa simplifica o complexo, o artigo enfatiza que a grande questão do ensino da cartografia permanece sendo a desconexão existente entre as práticas cartográficas e as elaborações no interior da geografia. O artigo procura demonstrar isso por meio do exemplo contemporâneo do processo de globalização. Por sua vez, esse processo exige para seu entendimento novas elaborações no campo da geografia, e também uma atualização (ou renovação) do mapa-múndi, cuja versão convencional é incompatível com as novas realidades que estão criando um mundo de fato.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Padovesi Fonseca
    Departamento de Geografia, área de Cartografia

Downloads

Publicado

2014-08-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fonseca, F. P. (2014). A CARTOGRAFIA NO ENSINO: OS DESAFIOS DO MAPA DA GLOBALIZAÇÃO. Revista Do Departamento De Geografia, spe, 141-154. https://doi.org/10.11606/rdg.v0i0.545