CARTOGRAFIA E SENSORIAMENTO REMOTO NA AVALIAÇÃO DE DADOS COM ABORDAGEM ESPAÇO E TEMPO

Autores

  • Waterloo Pereira Filho Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v0i0.550

Palavras-chave:

Palavras chaves, Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento

Resumo

A localização e organização dos diferentes tipos de dados geográficos são importantes para a interpretação temas relacionados à Geografia. Erros de precisão cartográfica implicam em comprometimentos de desempenho de trabalhos científicos e de projetos empresariais. Este trabalho aborda a importância da precisão cartográfica e da estrutura dos dados geográficos em relação aos benefícios de integrar informações oriundas de diferentes origens. As estruturas em cadastro, rede, temático, modelo numérico do terreno e imagem são descritas associadas com os modos de representação pontual, linear e zonal. Benefícios de explorar dados com abordagem espaço e tempo são apresentados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Waterloo Pereira Filho, Universidade Federal de Santa Maria
    Geógrafo pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1990), doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela University of Victoria - Canadá (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: Limnologia, Uso da Terra e Geotecnologias. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2014-08-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pereira Filho, W. (2014). CARTOGRAFIA E SENSORIAMENTO REMOTO NA AVALIAÇÃO DE DADOS COM ABORDAGEM ESPAÇO E TEMPO. Revista Do Departamento De Geografia, spe, 426-436. https://doi.org/10.11606/rdg.v0i0.550