UNIDADES DE MAPEAMENTO DE SOLOS SOB CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM 2011: análise da expansão da cultura no Sudoeste de Goiás (Brasil)

Autores

  • Íria Oliveira Franco Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí.
  • Iraci Scopel Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí - Goiás
  • Hildeu Ferreira Assunção Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí - Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v30i0.89964

Palavras-chave:

aptidão agrícola dos solos, cultura da cana-de-açúcar, estado de Goiás.

Resumo

Esperava-se que a atividade canavieira no Sudoeste de Goiás (SW-GO) ocorresse em solols marginalizados ao cultivo de grãos. Entretanto, observou-se que isto não foi o que aconteceu, pois, o plantio e a expansão da cana-de-açúcar ocorreram em solos com aptidão agrícola regular e boa para lavouras anuais. Neste trabalho identificou-se as unidades de mapeamento de solos mais utilizadas com o cultivo de cana no SW-GO, no ano de 2011. A partir da classificação das áreas com cana nas imagens de satélite, em 2011, e apoio de campo, foi feita a sobreposição no mapa temático de solos, compilado da base de dados do Sistema de Informações Geográficas do Estado de Goiás de 2006. Assim, a área cultivada com cana no SW-GO, em 2011, foi de 242.988 ha, equivalente a 33,2 % da área cultivada com cana no Estado (INPE/Canasat, 2012), no ano-safra de 2011/2012. Das unidades de mapeamento de solos, a mais utilizada com cana no ano de 2011 foi a dos Latossolos com 186.811 ha. Os Neossolos Quartzarênicos apresentaram uma área cultivada com cana de apenas 30.256 ha, correspondente a 12,4 % das áreas de cana no SW-GO, no ano de 2011/2012.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Íria Oliveira Franco, Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí.
    Bióloga, formada pela Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí, em 2007. Experiência na área de Botânica (Anatomia e Fisiologia Vegetal); Etnobotânica (pesquisa realizada em três bairros da cidade de Jataí - Goiás sobre o uso e diversidade das plantas medicinais). Experiência em farmácia de manipulação (LCQM - Laboratório de Controle de Qualidade em Medicamentos). Foi professora do curso profissionalizante em Técnicas na Produção de Açúcar e Álcool; Período de experiência no grupo sucroalcooleiro Cosan/ Raízen, unidade Jataí, como técnica responsável pelo Laboratório de Microbiologia e fermentação; Foi professora contratada temporariamente pela UEG (Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Jataí) do curso Tecnologia em Alimentos. Pós - graduada (lato sensu) em Educação e Gestão Ambiental em 2011 e (strictu sensu) em Geografia, na linha de pesquisa: Análise Ambiental em 2012, pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Campus Jataí. Atuou como professora contratada do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí, nas disciplinas de Zoologia dos invertebrados, Biologia Evolutiva, Biogeografia, Ecologia de Populações, Ecologia e Meio Ambiente e Paleontologia. Tem experiência na área de Análise Ambiental, com ênfase em Ecologia e Biogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: biogeoquímica, Cerrado, energia da biomassa, mudanças ambientais globais, sensoriamento remoto e uso da terra.
  • Iraci Scopel, Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí - Goiás
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), graduação em Licenciatura de Curta Duração Em Ciênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971), graduação em Filosofia pela Fundação Universidade de Bagé (1972), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e doutor em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná (1988). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: uso da terra, sensoriamento remoto, erosão do solo, conservação do solo e climatologia.
  • Hildeu Ferreira Assunção, Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí - Goiás
    Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1990), mestre em Agronomia (Agrometeorologia) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz /USP (1994), doutor em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Pós-Doutor em Agrometeorologia (Modelagem da Produção Vegetal) pela Washington State University/AgWeatherNet (2013). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí e bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT. Está vinculado ao curso de Geografia e aos Programas de Pós-Graduação em Agronomia (Produção Vegetal) e Geografia (Análise Ambiental). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em modelagem e simulação, aplicada principalmente a produção vegetal, energia da biomassa, monitoramento ambiental, pluviometria direcional e agroecologia. É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UNIDADES DE MAPEAMENTO DE SOLOS SOB CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM 2011: análise da expansão da cultura no Sudoeste de Goiás (Brasil). (2015). Revista Do Departamento De Geografia, 30, 1-18. https://doi.org/10.11606/rdg.v30i0.89964