Notícias

Volume 38 (2019)

2019-12-18

Editorial RDG 38 2019

 O número 38 da Revista do Departamento de Geografia possui treze artigos com temáticas que incluem reflexões teóricas sobre conceitos centrais da Geografia como paisagem e natureza, a geoconservação, o mapeamento da fragilidade à erosão, a morfometria do solo, o mapeamento da agricultura familiar em escala de detalhe, o papel da tectônica na evolução do relevo, a modelagem de áreas com perigo de propagação de queimadas, o papel das infraestruturas ferroviárias nas mudanças de uso e cobertura do solo, a distribuição dos espaços verdes urbanos, o mapeamento de áreas vulneráveis associadas ao transporte de produtos perigosos, a emissão de gases de efeito estufa e seus conflitos com a legislação municipal, além do artigo sobre as macroformas do relevo da América do Sul, que representa um importante marco para a Geomorfologia do continente.

São contribuições de autores vinculados a quinze universidades brasileiras, uma europeia, e três institutos de pesquisa. São onze universidades federais: Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Minas, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As três universidades paulistas Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” estão representadas, assim como a portuguesa Universidade de Aveiro. Os institutos de pesquisa são o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de São José dos Campos, o Instituto Phytus de Santa Maria e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelas unidades Milho e Sorgo de Sete Lagoas e Solos do Rio do Janeiro.

               Os estudos vão desde a escala de detalhe até o continente, contemplando tanto unidades de conservação, como áreas agrícolas até a Região Metropolitana de São Paulo e o município de Manaus, incluindo nove unidades da federação.

               As pesquisas apresentadas tiveram apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) por meio de bolsas e apoio financeiro, reforçando a importância dos órgãos de fomento, das universidades públicas e dos institutos de pesquisa para o desenvolvimento da pesquisa geográfica no país.

               A colaboração dos avaliadores foi fundamental para a seleção dos artigos, com sugestões importantes para melhorar a redação dos trabalhos. É um trabalho anônimo, invisível mas essencial para o amadurecimento das pesquisas. Deixamos aqui um agradecimento muito especial para nossos avaliadores comprometidos que realizaram pareceres exigentes, cuidadosos e respeitosos.

               Agradecemos também a todos os autores dos artigos submetidos pela escolha da RDG e desejamos boa leitura!

 

Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato

Saiba mais sobre Volume 38 (2019)

Edição Atual

v. 38 (2019)
Publicado: 2019-12-18

Edição completa

Artigos

Ver Todas as Edições