Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Bacia Hidrográfica do Rio Una – Ibiúna/SP

Autores

  • Fabíola Magalhães Andrade Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Roberto Wagner Lourenço Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/rdg.v2i0.116342

Palavras-chave:

Imagem de Satélite, Mapeamento, Matriz.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a evolução espaço temporal do uso do solo e cobertura vegetal na bacia hidrográfica do Rio Una localizada no município de Ibiúna, Estado de São Paulo, entre os anos de 2004, 2008 e 2012. Através de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, em imagens dos satélites Landsat 5 e Spot 5 e após as etapas básicas de georreferenciamento e composição colorida foi empregado o método de Classificação Supervisionada Multivariada de Máxima Verossimilhança, sendo possível delimitar as classes temáticas presentes e observá-las no que se refere à expansão de categorias como áreas urbanas e agricultura sobre a categoria floresta. Além disso, a composição da matriz de transição de uso do solo permitiu a realização de exame a respeito das mudanças quantitativas entre as classes, bem como a verificação de acurácia entre os mapeamentos produzidos e as imagens referência em cada um dos anos analisados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabíola Magalhães Andrade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP / Instituto de Ciências e Tecnologia de Sorocaba - ICT/Sorocaba - Nível Mestrado - Stricto Sensu). É Licenciada (2010) e Bacharela (2011) em Geografia pela mesma instituição de Ensino Superior (UNESP/Campus Experimental de Ourinhos).
  • Roberto Wagner Lourenço, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) no Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICT/Sorocaba). É responsável pelas disciplinas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas e Aplicações Ambientais do curso de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Planejamento e Gestão Territorial, bem como em Saúde Ambiental. É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba (ICT-UNESP).

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Andrade, F. M., & Lourenço, R. W. (2016). Uso do Solo e Cobertura Vegetal na Bacia Hidrográfica do Rio Una – Ibiúna/SP. Revista Do Departamento De Geografia, 32, 48-60. https://doi.org/10.11606/rdg.v2i0.116342