PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO UM SISTEMA INFORMATIZADO PARA GESTÃO INTEGRAL DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS (SIGRID) NO CENÁRIO BRASILEIRO

Autores

  • Leandro Torres Di Gregorio
  • Carlos Alberto Pereira Soares
  • Silvia Midori Saito
  • Erico Soriano
  • Luciana de Resende Londe
  • Marcos Pellegrini Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0026.0005

Palavras-chave:

Sistemas de Gestão, Gestão Integral de Riscos, Gestão Pública, Desastres Naturais, Resiliência.

Resumo

Partindo-se de uma pesquisa bibliográfica nos múltiplos assuntos relacionados à gestão integral de riscos de desastres e da observação participante dos autores por meio de vivência em situações operacionais e interinstitucionais no cenário de proteção e defesa civil brasileiro, propôs-se a criação de um Sistema Informatizado para Gestão Integral de Riscos de Desastres Naturais (SIGRID). A proposta foi construída a partir de uma análise conjugada dos principais sistemas nacionais em voga (Sistema de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/MCTI, Sistema de Monitoramento da Ocupação Urbana/MCid e Sistema de Informações Sobre Desastres/MI) que, além de serem complementares, também teriam a função de congregar informações e sistemas já existentes nos âmbitos federal, estadual e municipal, que se mostrem afins com suas respectivas missões. Neste contexto, foram analisadas as necessidades e o arranjo interoperacional conceitual entre os sistemas existentes, bem como foram definidas as principais características e funcionalidades de um sistema informatizado cuja missão seja conectar as atividades relacionadas à Gestão Integral de Riscos de Desastres no Brasil, levando em conta as peculiaridades do pacto federativo do país. A proposta deste sistema está alinhada com a Lei 12.608/12.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Torres Di Gregorio
    Possui graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2009) e especialização em Gestão de Emergências e Desastres pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). Atualmente cursa doutorado em engenharia civil pela Universidade Federal Fluminense e é analista de pesquisa em desastres naturais do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Tem experiência nas áreas de construção civil, gerenciamento de projetos, sistemas integrados de gestão e pesquisa em Desastres Naturais (prevenção, preparação, resposta e reconstrução).
  • Carlos Alberto Pereira Soares
    CARLOS ALBERTO PEREIRA SOARES É DOUTOR EM ENGENHARIA (PESQ. OPERAC. E GERENC. DE PRODUCAO) PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 1997. ATUALMENTE E PROFESSOR ASSOCIADO III DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. PUBLICOU 14 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS, 1 LIVRO, 2 CAPÍTULOS DE LIVROS E 83 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 77 ITENS DE PRODUCAO TECNICA (PRINCIPALMENTE CONSULTORIAS, ASSESSORIAS, PROCESSOS E CURSOS). ORIENTOU 8 TESES DE DOUTORADO E 67 DISSERTACOES DE MESTRADO, ALEM DE TER ORIENTADO 1 TRABALHO DE INICIACAO CIENTIFICA E 4 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO DE GRADUAÇÃO, E SUPERVISIONADO 2 PESQUISAS DE PÓS-DOUTORAMENTO. PARTICIPOU DE 153 BANCAS , SENDO 12 DE DOUTORADO E 93 DE MESTRADO. ATUA NA AREA DE ENGENHARIA CIVIL, COM ENFASE EM SISTEMAS DE GESTAO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 31 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: CONSTRUCAO CIVIL, GERENCIAMENTO, GESTAO, EMPREENDIMENTOS, SISTEMA DE GESTAO, QUALIDADE, PLANEJAMENTO, CUSTOS, GESTAO DE CONTRATO, FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
  • Silvia Midori Saito
    Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Atua especialmente em temas como vulnerabilidade a desastres naturais, avaliação de danos e gestão de riscos.
  • Erico Soriano
    Possui graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2004), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2007), e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo EESC-USP(2012), com período de mobilidade na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Trabalha como Analista de Pesquisa em Desastres Naturais no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
  • Luciana de Resende Londe
    Possui doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2008), mestrado em Engenharia Agrícola (Área de Concentração Água e Solos) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) e graduação (Bacharelado e Licenciatura Plena) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1997). Tem experiência na área ambiental, com ênfase em recursos hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, limnologia, ficologia, cianobactérias,pigmentos algais, tratamento de água, qualidade da água. Realizou 6 meses de "doutorado sanduíche" em Edinburgh (UK) e morou por um ano em Valencia, Espanha, consolidando a fluência nas línguas inglesa e espanhola. Trabalhou no Inter-American Institute for Global Change Research (IAI) e atualmente é Gerente de Pesquisas em Desastres Naturais no CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
  • Marcos Pellegrini Coutinho
    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Florestamento e Reflorestamento, atuando principalmente nos seguintes temas: floresta secundária, revegetação, modelos de reabilitação, árvores nativas e resíduos.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gregorio, L. T. D., Soares, C. A. P., Saito, S. M., Soriano, E., Londe, L. de R., & Coutinho, M. P. (2013). PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO UM SISTEMA INFORMATIZADO PARA GESTÃO INTEGRAL DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS (SIGRID) NO CENÁRIO BRASILEIRO. Revista Do Departamento De Geografia, 26, 95-117. https://doi.org/10.7154/RDG.2013.0026.0005