AUTONOMIA DA VONTADE DO PACIENTE E CAPACIDADE PARA CONSENTIR: UMA REFLEXÃO SOBRE A COAÇÃO IRRESISTÍVEL

Autores

  • Silvio Romero Beltrão Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v17i2p98-116

Palavras-chave:

Autonomia da Vontade, Coação Irresistível, Relação Médico-Paciente.

Resumo

O presente trabalho pretende investigar a validade da manifestação de vontade do paciente, no momento em que o mesmo está influenciado pela dor e pelo sofrimento e necessita declarar se irá se submeter ou não a determinado tratamento. A pesquisa tem caráter interdisciplinar e se utiliza dos elementos da Teoria Geral do Direito Civil para a declaração de validade do negócio jurídico. A relação médico-paciente necessita de uma visão completa quanto aos elementos e requisitos que constituem sua validade na ordem jurídica. Como ponto de partida, analisa a relação do médico com os pacientes adeptos da religião Testemunha de Jeová para, em seguida, verificar os requisitos de validade da declaração de vontade. Investiga a manifestação da vontade como principal elemento do negócio jurídico para, no final, definir os conflitos que envolvem o estudo da autonomia da vontade e a dificuldade de solução dos casos concretos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvio Romero Beltrão, Universidade Federal de Pernambuco

    Pós-Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Direito pela UFPE. Professor Adjunto da Faculdade da UFPE. Recife/PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-10-25

Edição

Seção

Tema em Debate

Como Citar

Beltrão, S. R. (2016). AUTONOMIA DA VONTADE DO PACIENTE E CAPACIDADE PARA CONSENTIR: UMA REFLEXÃO SOBRE A COAÇÃO IRRESISTÍVEL. Revista De Direito Sanitário, 17(2), 98-116. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v17i2p98-116