GENÉTICA E MEIO AMBIENTE: DECORRÊNCIAS ÉTICAS E JURÍDICAS DA ECOGENÉTICA

Autores

  • Bruno Torquato de Oliveira Naves Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG e Escola Superior Dom Helder Câmara, Belo Horizonte/MG.
  • Fabíola Ramos Fernandes Escola Superior Dom Helder Câmara, Belo Horizonte/MG.
  • Simone Murta Cardoso do Nascimento Universidade do Estado de Minas Gerais, Diamantina/MG

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v18i1p13-36

Palavras-chave:

Bioética, Ecogenética, Ética, Meio Ambiente, Saúde.

Resumo

O presente trabalho tem por escopo analisar as decorrências éticas, sociais e jurídicas de um específico ramo da genética: a ecogenética. Para tanto, foi adotada pesquisa bibliográfica, com base em fontes doutrinárias interdisciplinares, para se revisar a literatura sobre o tema, que ainda é escassa. O objeto de estudo da ecogenética é a inter-relação entre o meio ambiente e as características genéticas individuais que alteram as condições gerais de saúde. O atual desenvolvimento da biociência provocou uma alteração no foco, do tratamento e cura para a prevenção das doenças, assim como despertou questionamentos éticos sobre a influência das características genéticas e da atuação do meio ambiente sobre elas. Desloca-se o agir humano para a perspectiva da responsabilidade conferida tanto ao indivíduo, isoladamente, quanto à coletividade, em relação às gerações presentes e futuras. A importância do estudo no campo da ecogenética espraia-se para além de interesses individuais e familiares e traduz-se também na importância da adoção de medidas governamentais de prevenção. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Torquato de Oliveira Naves, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG e Escola Superior Dom Helder Câmara, Belo Horizonte/MG.

    Doutor e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Coordenador do Curso de Especialização em Direito Urbanístico e Ambiental da PUC-MG Virtual; professor do Programa de Mestrado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Escola Superior Dom Helder Câmara. Pesquisador do Centro de Estudos em Biodireito.

  • Fabíola Ramos Fernandes, Escola Superior Dom Helder Câmara, Belo Horizonte/MG.

    Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Helder Câmara; especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara; graduada em Fisioterapia pela PUC-MG. Fisioterapeuta Respiratória do Ambulatório da Neuromuscular do Hospital das Clínicas em Belo Horizonte. Integrante do Centro de Estudos em Biodireito.

  • Simone Murta Cardoso do Nascimento, Universidade do Estado de Minas Gerais, Diamantina/MG

    Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentavel pela Escola Superior Dom Helder Camara; graduada em Psicologia pela Pontificia Universidade Catolica de Minas Gerais (PUC-MG); graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Escola. Advogada; professora no curso de Direito da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Integrante Centro de Estudos em Biodireito. 

    Brasil. E-mail: simonemurta@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Naves, B. T. de O., Fernandes, F. R., & Nascimento, S. M. . C. do. (2017). GENÉTICA E MEIO AMBIENTE: DECORRÊNCIAS ÉTICAS E JURÍDICAS DA ECOGENÉTICA. Revista De Direito Sanitário, 18(1), 13-36. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v18i1p13-36