Avaliação da propaganda de medicamentos isentos de prescrição em farmácias comunitárias do Município de Niterói (RJ, Brasil)

Autores

  • Patricky Santos Silva Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ
  • Brena da Costa Campos Rangel Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ
  • Selma Rodrigues de Castilho Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v18i3p77-93

Palavras-chave:

Legislação Sanitária, Medicamentos, Propaganda.

Resumo

O presente trabalho trata-se de estudo transversal para coleta e análise do cumprimento da legislação sanitária em peças de propaganda de medicamentos de venda livre, destinadas aos consumidores, veiculadas em farmácias e drogarias privadas no município de Niterói. Das 826 peças publicitárias de medicamentos coletadas em 80 farmácias, 379 eram inéditas; aproximadamente 99,5% das peças apresentaram algum tipo de irregularidade frente à RDC n. 96/2008, com média de 5,1 infrações por peça analisada, sendo 16 o número máximo de infrações observadas em uma única peça. Os resultados apontam para o risco que o atual panorama da propaganda de medicamentos no país oferece à população, diariamente exposta a essa fonte de (des)informação, e para a necessidade de uma fiscalização mais efetiva da propaganda de medicamentos direcionada a público leigo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricky Santos Silva, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ

    Mestrando em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde pela
    Universidade Federal Fluminense (UFF); especialista em Gestão Pública da Saúde pela UFF.

  • Brena da Costa Campos Rangel, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ

    Graduanda em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Centro de Apoio à Terapia Racional pela Informação Medicamentos da UFF.

  • Selma Rodrigues de Castilho, Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ

    Doutora e mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora titular da Faculdade de Farmácia da UFF.

Downloads

Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Silva, P. S., Rangel, B. da C. C., & Castilho, S. R. de. (2018). Avaliação da propaganda de medicamentos isentos de prescrição em farmácias comunitárias do Município de Niterói (RJ, Brasil). Revista De Direito Sanitário, 18(3), 77-93. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v18i3p77-93