Como são tratados os doentes mentais infratores? Periculosidade, medida de segurança e Reforma Psiquiátrica

Autores

  • Itana Viana Ministério Público da Bahia
  • Luis Eugenio de Souza Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v12i3p161--176

Palavras-chave:

Doentes Mentais, Periculosidade, Serviços de Saúde Mental.

Resumo

Apesar dos avanços da reforma psiquiátrica no Brasil com o advento da Lei nº 10.216/2001, os benefícios da desinstitucionalização progressiva e do tratamento em serviços substitutivos ainda não se estenderam às pessoas com transtorno mental que praticaram condutas delitivas e foram sentenciadas com a medida de segurança para tratamento compulsório em estabelecimento do sistema penitenciário – os Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP). Neste estudo, descreve-se a situação do HCTP da Bahia, no momento de uma intervenção do Ministério Público Estadual, e revisa-se a evolução histórica do tratamento dos doentes mentais infratores. A partir daí, discutem-se os obstáculos ao avanço da reforma psiquiátrica na área penal e as possibilidades de sua superação. Por fi m, aponta-se a necessidade de fortalecimento de políticas sanitárias inclusivas e de mudanças nas leis e nas práticas judiciais, o que exige ainda a superação de preconceitos socialmente disseminados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Itana Viana, Ministério Público da Bahia

    Mestre em Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Promotora de Justiça, Ministério Público da Bahia.

  • Luis Eugenio de Souza, Universidade Federal da Bahia

    Doutor em Saúde Pública, Universidade de Montreal (Canadá). Professor adjunto, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

2013-03-06

Edição

Seção

Tema em Debate

Como Citar

Viana, I., & Souza, L. E. de. (2013). Como são tratados os doentes mentais infratores? Periculosidade, medida de segurança e Reforma Psiquiátrica. Revista De Direito Sanitário, 12(3), 161-176. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v12i3p161--176