"Alfabetização" e "letramento": construção de novos significados

  • Nilce da Silva Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
Palavras-chave: alfabetização, letramento, significados, usos sociais

Resumo

Este artigo se constitui por reflexão crítica feita no âmbito do "Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Social e Escolar: o papel da instituição escolar" - certificado pela USP, com apoio do CNPq e FAPESP. O mesmo pretende discutir as palavras mais usadas na área da Alfabetização, aqui chamadas de conceitos cotidianos, à luz das contribuições de Serge Wagner e de Jean Biarnès, de modo a contribuir para a compreensão deste processo tanto para educadores como para pesquisadores. Faremos considerações acerca da necessidade da construção de novos sentidos neste âmbito do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2007-02-01
Como Citar
Silva, N. (2007). "Alfabetização" e "letramento": construção de novos significados . Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 1(1), 73-88. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i1p73-88
Seção
Fundamentos da Educação e Alfabetização

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)