Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Alfabetização reinventada: o método sociolingüístico - consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire

Onaide Schwartz Mendonça, Olympio Correa de Mendonça

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de pesquisas e práticas de alfabetização, denominadas "Método sociolingüístico: reinvenção do método Paulo Freire", porque demonstra sua fundamentação sociológica e lingüística, e a ele associa aplicações da Psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, com atividades didáticas dos níveis présilábico, silábico e alfabético. Assim, o Método Paulo Freire, transformado em método sociolingüístico, considera a escrita uma análise lingüística em seus diversos graus de consciência: social, silábica e alfabética.

Palavras-chave


Alfabetização;Método Sociolingüístico;Paulo Freire

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v1i1p89-107

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.