O professor do Ensino Fundamental e os distúrbios de leitura

Autores

  • Helena Ferro Blasi Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Comunicação e Expressão

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i3p44-62

Palavras-chave:

aprendizagem, dislexia, leitura

Resumo

Esse artigo discute a dificuldade observada na escola em lidar com questões patológicas da linguagem, mais especificamente aquelas ligadas à dislexia. Tal fato tem determinado a impossibilidade de discernir alterações pertinentes ao processo normal de aprendizagem daqueles compatíveis com o distúrbio. Há atualmente uma importante preocupação em se firmar diagnósticos e rótulos, pois estes marcam, em grande escala, as relações dos sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender. Objetiva-se neste artigo, alertar para a constatação, de que a escola ainda não responde, eficazmente, ao desafio de trabalhar com as necessidades educacionais relacionadas às dificuldades de linguagem no que se refere à leitura e escrita, chamando atenção para a ausência de esclarecimento adequado a respeito do insucesso da aprendizagem escolar

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Publicado

2008-02-01

Edição

Seção

Alfabetização de Crianças

Como Citar

O professor do Ensino Fundamental e os distúrbios de leitura . (2008). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(3), 44-62. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i3p44-62