Políticas públicas em educação: uma proposta participativa de formação de professores

Autores

  • Elisabete Ferreira Esteves Campos Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i3p248-262

Palavras-chave:

formação de professores, participação, políticas públicas

Resumo

Os resultados dos exames nacionais e internacionais veiculados pela mídia, apresentando desempenho insatisfatório dos alunos, especialmente das escolas públicas, colocam o tema "educação" em destaque. A escola tem sido alvo de duras críticas pela baixa qualidade do ensino. Ocorre que nem sempre a análise do problema leva em conta o contexto político, econômico, cultural e social de nosso país. As medidas necessárias são amplas e exigem investimentos também no campo social e econômico. No entanto, temos nos deparado com o discurso da falta de competência dos educadores como causa principal das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Sabemos que a desvalorização da profissão docente, a formação precária e baixos salários têm conseqüências graves, inclusive levando o profissional a assumir uma carga horária de trabalho além da considerada aceitável. Mas as políticas públicas têm se voltado muito mais para os métodos, diretrizes, materiais didáticos, deixando em segundo plano os responsáveis pelas ações pedagógicas em aulas: os professores. Estes são vistos como aqueles que devem colocar em prática os currículos e programas definidos nas instâncias superiores. Neste texto, procuro destacar a necessária participação dos docentes na discussão sobre políticas educacionais, inclusive para que possamos construir um outro perfil profissional. Acredito que a formação de professores - inicial ou contínua - deva ocorrer numa perspectiva de formação para a participação e construção de autonomia intelectual. É preciso que a formação de professores considere as discussões sobre os problemas sociais, econômicos, educacionais, contribuindo na elaboração de políticas públicas com vistas à melhoria da qualidade da educação

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Publicado

2008-02-01

Edição

Seção

Cultura Geral dos PALOPs

Como Citar

Políticas públicas em educação: uma proposta participativa de formação de professores . (2008). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(3), 248-262. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i3p248-262