Processos interativos em sala de aula de jovens e adultos: a utilização do livro didático em questão

Autores

  • Marinaide Lima de Queiroz Freitas Universidade Federal de Alagoas; Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas em Educação de Jovens e Adultos
  • Tania Maria de Moura Universidade Federal de Alagoas; Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas em Educação de Jovens e Adultos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p128-151

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, livro didático, língua materna, interação

Resumo

Neste texto serão apresentados os resultados da investigação que teve como foco analisar a utilização do Livro Didático - LD no processo interativo de sala de aula da 1ª Fase da Educação de Jovens e Adultos - EJA. A opção metodológica centrou-se na abordagem da pesquisa qualitativa na modalidade do Estudo de Caso auxiliado pelas orientações da etnografia interacional. Para fundamentar a pesquisa tomou-se como referencial teórico os estudos de Bakhtin (2004), Geraldi (2002), Koch (1997), Marcuschi (2001), Bazerman (2006). A pesquisa revelou dentre outros aspectos que o uso do LD, não é uma prática constante em sala de aula, outros suportes de gêneros como jornais e revistas marcam presença. Revelou também que não foi explorada e nem valorizadas outras vozes presentes nos gêneros trabalhados, tanto do LD como de outros suportes, prejudicando assim, o entendimento ao enfoque bakhtiniano, fazendo com que a interação e, conseqüentemente, a interação verbal não acontecessem amplamente.

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos

Como Citar

Processos interativos em sala de aula de jovens e adultos: a utilização do livro didático em questão . (2008). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 2(4), 128-151. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v2i4p128-151