Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores

Autores

  • Dalva Alves Silva Universidade Federal de São Paulo; Coordenadoria de Assuntos Estudantis/PROGRAD
  • Maria Aznar-Farias Universidade Católica de Santos; Curso de Psicologia; Núcleo de Estudos e Pesquisa
  • Edwiges Ferreira de Mattos Silvares Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia Clínica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90

Palavras-chave:

educação social e afetiva, problemas de comportamento, relação professor-aluno, treino em habilidades sociais

Resumo

Neste estudo apresentamos os resultados do Treino em Habilidades Sociais para professores, utilizando o Módulo I do Programa de Educação Social e Afetiva (composto por três módulos), elaborado por Trianes e Munoz (1994). O estudo teve por objetivos avaliar os efeitos desse treinamento na mudança de percepção dos professores a respeito dos alunos e deles sobre si mesmos, em relação às suas competências ou dificuldades comportamentais e emocionais. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Teacher's Report Form (TRF) e Youth Self Report (YSR), ambos de Achenbach (1991). Os resultados apontaram efeitos positivos em relação ao treinamento, bem como a aproximação entre as percepções dos professores sobre os alunos e destes sobre si mesmos após a intervenção, além de mostrar a importância de a Escola abrir um espaço em sua programação para o ensino de habilidades sociais de relacionamento.

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Publicado

2009-02-01

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Como Citar

Influência do Treino em Habilidades Sociais na relação professor-aluno: uma contribuição psicopedagógica para professores . (2009). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 3(5), 68-90. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v3i5p68-90