O uso social da leitura por meio de textos informativos

Autores

  • Maria do Socorro Vasconcelos Academia de Ciências Sociais do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p9-22

Palavras-chave:

texto, leitura, neoleitores

Resumo

"Que sentido os textos informativos têm para os neoleitores egressos do AlfaSol?" é um projeto de pesquisa-ação que tem por objetivo exercitar a leitura dos adultos recém-alfabetizados em situações concretas da vida cotidiana. O projeto se apóia em consultas bibliográficas e realização de oficinas de leitura na Comunidade do Dendê, utilizando material informativo sobre integração social, exercício da cidadania, cuidados com a saúde, conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Atende a necessidades específicas da população, segundo a Lei de Responsabilidade Social que levou as empresas privadas a atuarem em parceria com o Estado. Foram realizadas visitas à Comunidade do Dendê e feitos contatos com os líderes locais. Essas visitas tinham por objetivo apresentar e discutir com os líderes a viabilidade do projeto e selecionar o local mais adequado para funcionamento das oficinas de leitura. As pessoas da Comunidade do Dendê vêm recebendo uma grande contribuição no sentido de aperfeiçoar as técnicas de leitura, interpretar textos com informações úteis, criar o hábito de ler entre os adultos egressos dos programas de alfabetização, ler conjuntamente com os familiares, amigos e vizinhos, exercitando-se todos para uma convivência harmônica e solidária, em busca de soluções aos problemas atuais que afetam toda a coletividade

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Educação de Jovens e Adultos

Como Citar

O uso social da leitura por meio de textos informativos . (2011). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 5(10), 9-22. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p9-22