Desempenho de escolares de ensino público com e sem dificuldade de aprendizagem em habilidade fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita

Autores

  • Simone Aparecida Capellini Universidade Estadual Paulista J. M. Filho; Faculdade de Filosofia e Ciências; Programa de Pós-Graduação em Educação; Departamento de Fonoaudiologia
  • Simone Cristina Lanza Universidade Estadual Paulista J. M. Filho; Faculdade de Medicina; Departamento de Otorrinolaringologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p23-47

Palavras-chave:

leitura, dificuldades de aprendizagem, escolaridade

Resumo

Este estudo¹ teve por objetivos caracterizar e comparar o desempenho de escolares do ensino público com e sem dificuldades de aprendizagem em habilidades fonológicas, nomeação rápida, leitura e escrita. Participaram desse estudo 60 escolares de 2ª a 4ª séries de escola de ensino particular, distribuídos em seis grupos, sendo cada grupo composto por 10 escolares, sendo três grupos de escolares sem dificuldades de aprendizagem e três grupos de escolares com dificuldades de aprendizagem. Como procedimentos, foram realizadas a prova de nomeação automática rápida, a de consciência fonológica e a prova de leitura oral e escrita sob ditado. Os resultados deste estudo evidenciaram desempenho superior dos escolares sem dificuldades de aprendizagem em relação àqueles com dificuldades. Os escolares com dificuldades de aprendizagem apresentaram maior relação velocidade/tempo em tarefas de nomeação e, consequentemente, desempenho inferior em tarefas de consciência fonológica, leitura e escrita de palavras isoladas quando comparados aos sem dificuldades de aprendizagem. Os escolares com dificuldades de aprendizagem apresentaram comprometimento na relação entre as capacidades de nomeação e automatização dos estímulos apresentados com a capacidade de acesso lexical, discriminação visual, frequência de uso dos estímulos e competição para a apresentação do menor tempo possível na nomeação dos códigos necessários para o estabelecimento do mecanismo de conversão fonema-grafema, exigido para a realização da leitura e escrita em um sistema alfabético como o português

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Alfabetização de Crianças

Como Citar

Desempenho de escolares de ensino público com e sem dificuldade de aprendizagem em habilidade fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita . (2011). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 5(10), 23-47. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p23-47