Considerações sobre a apropriação do número e da linguagem numérica

Autores

  • Lidnei Ventura Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p69-87

Palavras-chave:

matemática, número, linguagem numérica, código, sentido

Resumo

O presente artigo discute o número como uma forma de linguagem explicativa da realidade social contemporânea quando esta depende de informações matemáticas. Apresenta os elementos constituintes da linguagem numérica - código e sentido - e argumenta contra as concepções de número que reduzem sua compreensão aos aspectos de ordem e quantidade. Afirma que tais reducionismos limitam as possibilidades de apropriação das relações humanas quando o sentido atribuído ao número extrapola sua condição ordinal e cardinal e exprime aspectos convencionados. A hipótese central do artigo consiste em considerar o código numérico e o sentido atribuído a ele como elementos reflexivos, interdependentes, que só podem ser compreendidos levando-se em conta a função social dessa forma de linguagem e os câmbios sociais que pressupõem o uso de tal ferramenta conceitual

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Fundamentos da Educação e Alfabetização

Como Citar

Considerações sobre a apropriação do número e da linguagem numérica . (2011). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 5(10), 69-87. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v5i10p69-87