Uma brasilidade recém-começada: “O povo brasileiro” de “Darcy Ribeiro”

  • Vidal Bezerra da Silva Universidade de Campinas UNICAMP
Palavras-chave: identidade brasileira, povo brasileiro, própria história, educadores, salas de aula.

Resumo

A presente resenha sobre o livro: "O povo brasileiro" de "Darcy Ribeiro" procura apresentar o quão importante foi a compilação feita pelo "Professor Darci Ribeiro" que teve uma carreira dedicada ao estudo, trabalho de pesquisa e teve uma importante atuação na vida como um homem público. E, no que tange a compreensão de quem somos e para onde vamos "O povo brasileiro" apresenta-nos uma gama de possibilidades. O referido trabalho foi finalizado em seus momentos finais de vida e as questões da identidade brasileira e identidade com o Brasil ainda não estão claras e sobre as quais, nós, educadores, deveríamos nos debruçar antes de adentrarmos a uma sala de aula. Assim, reavivarmos essa obra para termos uma noção de que forma deveríamos tentar atuar em nossas salas de aulas e em nossas vidas é que vislumbramos ao retomarmos a leitura de "O Povo Brasileiro".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vidal Bezerra da Silva, Universidade de Campinas UNICAMP
Redefor - Rede São Paulo de Formação Docente - REDEFOR – Pós-Graduação Lato Sensu – Língua Portuguesa pela Universidade de Campinas UNICAMP – IEL, desde 2011.
Publicado
2013-03-01
Como Citar
Silva, V. (2013). Uma brasilidade recém-começada: “O povo brasileiro” de “Darcy Ribeiro”. Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 7(13), 140-147. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v7i13p140-147
Seção
Resenhas