Ler e escrever: um direito de todos

Autores

  • Cleomar Azevedo Fieo University Center – UNIFIEO

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p6-29

Palavras-chave:

Alfabetização, Leitura, Escrita, Mediação, Sistema de ensino

Resumo

Há muitas décadas as inúmeras reprovações e a evasão escolar, ocorridas em especial no momento de aprendizagem da leitura e da escrita, têm sido uma temática apontada como uns dos mais graves problemas do ensino fundamental. O processo de alfabetização, que mesmo com as mudanças ocorridas no sistema de ensino, ainda mantém um alto índice de alunos que não aprendem a ler e escrever, continua a ser uma preocupação para o sistema escolar. Mais crucial torna-se o problema, pois, diante da nova legislação, um contingente de alunos chegam à quarta série do ensino fundamental sem pelo menos ter iniciado um processo de compreensão da linguagem escrita, que é ter alcançado a hipótese alfabética, na qual consegue ler e escrever graficamente o que pensa e fala, pois é a compreensão da logicidade da base alfabética que dá um patamar de conhecimento desse processo, para que o mesmo possa ser desenvolvido com qualidade.O objetivo deste artigo é refletir como os docentes atuam com essa população que já vem com defasagem em sua aprendizagem da leitura e da escrita, porque são alunos que estão frequentando a 4a série do ensino fundamental e necessitam de uma proposta diferenciada de ensino, para que possam dar continuidade à sua aprendizagem.Os dados e a análise são de uma pesquisa mais ampla e servem para esclarecer a relação entre a realidade da prática profissional e a eficácia da transmissão do conhecimento relacionado à leitura e a escrita um direito de todos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleomar Azevedo, Fieo University Center – UNIFIEO
    Professor and Researcher for the Fieo University Center – UNIFIEO, Doctor of Social Psychology by the Pontificate Catholic University of São Paulo (PUC-SP), Professor of master’s courses in Educational Psychology and Lato Sensu in Psychopedagogy, in the disciplines of the Fundamentals of Psychopedagogy, Didactics, Psychology of Education, Instruction Practice, Psychogenesis of Written Language, Psychodrama and Psycholinguistics.

Downloads

Publicado

2014-06-29

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Ler e escrever: um direito de todos. (2014). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 8(14), 6-29. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p6-29