A fala egocêntrica da criança de seis anos na construção coletiva da escrita

Autores

  • Maria Fernanda Farah Cavaton
  • Silviane Barbato

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p30-53

Palavras-chave:

Fala egocêntrica, Pedagogia dialógica, Escrita infantil, Desenho infantil, Letramento multimodal

Resumo

Neste artigo apresentamos e analisamos os dados sobre os usos e as funções da fala egocêntrica de quatro crianças de seis anos nas suas produções gráficas livres: o desenho e as escritas iniciais. Nosso estudo foi desenvolvido na perspectiva da psicologia sociocultural na qual o desenvolvimento é construído dialogicamente durante atividades de ensinar e aprender em processos de letramento multimodal. Além disso, as interações e as resoluções de problemas em sala de aula envolveram práticas sociais baseadas nos modos de comunicação – oral, visual e gráfico. Analisamos quatro sessões gravadas em áudio e vídeo de sessenta minutos num primeiro ano do ensino fundamental. Das quatro sessões proporcionadas pela professora da classe, três foram de reconto de história infantil e uma de escrita livre. Utilizamos o episódio como unidade de análise. Aplicamos três categorias da literatura para analisar as falas egocêntricas e criamos uma quarta categoria para a situação específica encontrada em nossa pesquisa. Os resultados indicaram o uso da fala egocêntrica com a função organizadora do desenho e de soletração da escrita livre e o uso das falas egocêntricas com as seguintes funções geradoras de construção de conhecimento na intersubjetividade: a) comentário de outro social; b) comentário do próprio falante dirigido a outros sociais; c) falas egocêntricas em outros sociais; d) comentário de avaliação; e) falas egocêntricas de soletração “coletivizada”; f) comentário de concordância ou discordância.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-06-29

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Cavaton, M. F. F., & Barbato, S. (2014). A fala egocêntrica da criança de seis anos na construção coletiva da escrita. Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 8(14), 30-53. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p30-53