Narração e Experiência: olhares para uma educação “aquém” da pedagogia – um enfoque a partir de uma situação de aprendizado da escrita

Autores

  • César Donizetti Pereira Leite State University of Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p54-73

Palavras-chave:

Ensino, Escola, Infância, Linguagem

Resumo

A partir de um enfoque que tem a sala de aula como referência central e tendo como ponto de partida uma situação concreta de sala de aula, este texto procura refletir uma perspectiva que possa sugerir uma prática docente que caminhe para uma pedagogia “aquém da pedagogia”. Para isso trabalhará com uma noção de inversão de lógica no modo frequente que pensamos a educação e que olhamos a escola. Nesta perspectiva, alguns eixos se tornam centrais, (1) o primeiro é produzir um olhar sobre a ideia de conhecimento e de aprender (2) o segundo de uma noção de uma certa noção do “ensinar” e finalmente o terceiro (3) a partir de um enfoque sobre a infância que cria uma necessidade de “infantilização” da pedagogia, ou seja, devemos caminhar para uma pedagogia que vá “aquém” da pedagogia. Trabalharei isto a partir de um estudo realizado com crianças em processo inicial de escolarização/alfabetização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • César Donizetti Pereira Leite, State University of Campinas
    Doctor of Education – School of Education – UNICAMP. Dr. Prof. of the Department of Education – UNESP – Rio Claro

Downloads

Publicado

2014-06-29

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Narração e Experiência: olhares para uma educação “aquém” da pedagogia – um enfoque a partir de uma situação de aprendizado da escrita. (2014). Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 8(14), 54-73. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p54-73