Narração e Experiência: olhares para uma educação “aquém” da pedagogia – um enfoque a partir de uma situação de aprendizado da escrita

  • César Donizetti Pereira Leite State University of Campinas
Palavras-chave: Ensino, Escola, Infância, Linguagem

Resumo

A partir de um enfoque que tem a sala de aula como referência central e tendo como ponto de partida uma situação concreta de sala de aula, este texto procura refletir uma perspectiva que possa sugerir uma prática docente que caminhe para uma pedagogia “aquém da pedagogia”. Para isso trabalhará com uma noção de inversão de lógica no modo frequente que pensamos a educação e que olhamos a escola. Nesta perspectiva, alguns eixos se tornam centrais, (1) o primeiro é produzir um olhar sobre a ideia de conhecimento e de aprender (2) o segundo de uma noção de uma certa noção do “ensinar” e finalmente o terceiro (3) a partir de um enfoque sobre a infância que cria uma necessidade de “infantilização” da pedagogia, ou seja, devemos caminhar para uma pedagogia que vá “aquém” da pedagogia. Trabalharei isto a partir de um estudo realizado com crianças em processo inicial de escolarização/alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Donizetti Pereira Leite, State University of Campinas
Doctor of Education – School of Education – UNICAMP. Dr. Prof. of the Department of Education – UNESP – Rio Claro
Publicado
2014-06-29
Como Citar
Leite, C. (2014). Narração e Experiência: olhares para uma educação “aquém” da pedagogia – um enfoque a partir de uma situação de aprendizado da escrita. Acolhendo a Alfabetização Nos Países De Língua Portuguesa, 8(14), 54-73. https://doi.org/10.11606/issn.1980-7686.v8i1p54-73
Seção
Não definida