SATISFAÇÃO E CONTINUIDADE DE USO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

  • Fernando Antonio de Melo Pereira
  • Anatália Saraiva Martins Ramos
  • Márcio Marreiro das Chagas
Palavras-chave: Modelo de Aceitação da Tecnologia, Satisfação do Usuário, Intenção de Continuidade de Uso, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle.

Resumo

Este estudo busca investigar a influência dos constructos do Modelo de Aceitação da Tecnologia de Davis e do Modelo de Sucesso de Sistemas de Informação de DeLone e McLean na satisfação dos usuários e na consequente intenção de continuidade de uso em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no contexto dos serviços de e-learning. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem analítica quantitativa, por meio de survey on-line, em uma amostra de 192 alunos de um curso de Administração de uma universidade federal do Nordeste brasileiro – modalidade a distância –, que utiliza o Moodle como AVA. A técnica de análise de dados utilizou a Análise de Equações Estruturais (AEE), operacionalizada pelo método de máxima verossimilhança no software AMOS© Graphics. Os resultados apontaram que a facilidade de uso percebida, a utilidade percebida e a qualidade da informação são antecedentes da satisfação do usuário com o serviço de e-learning. Da mesma forma, a satisfação mostrou ser determinante da intenção de continuidade de uso do sistema avaliado. Foi evidenciado que a utilidade é mais forte em determinar a satisfação. Todas as hipóteses do estudo foram confirmadas. Com base nos resultados, são discutidas as implicações teóricas e práticas do modelo estrutural encontrado pela pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Antonio de Melo Pereira
Doutorando em Administração na área de Métodos Quantitativos e Informática da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) ̶São Paulo-SP, Brasil Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA-UFRN) Bacharel em Administração pela mesma instituição
Anatália Saraiva Martins Ramos
Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ̶Natal-RN, Brasil Pós-doutora em Gestão pela Université Pierre Mendès-France (UPMF), França Mestre e doutora em Engenharia de Produção pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Márcio Marreiro das Chagas
Coordenador da Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (GESTUR-IFRN Canguaretama) ̶Canguaretama-RN, Brasil Professor do curso de Gestão de Turismo e Técnico Subsequente em Eventos do IFRN Canguaretama. Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA-UFRN) Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN (PPGTUR-UFRN). Bacharel em Turismo pela mesma instituição
Publicado
2015-08-20
Como Citar
Pereira, F., Ramos, A., & Chagas, M. (2015). SATISFAÇÃO E CONTINUIDADE DE USO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. REGE Revista De Gestão, 22(1), 133-153. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/rege/article/view/102628
Seção
Tecnologia da Informação