MODELOS DE NEGÓCIO PARA PRODUTOS E SERVIÇOS BASEADOS EM INTERNET DAS COISAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA E OPORTUNIDADES DE PESQUISAS FUTURAS

Authors

  • Fabiana Beal Pacheco Programa de Pós-Gradua¸cão em Administra¸cão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil
  • Amarolinda Zanela Klein Programa de Pós-Gradua¸cão em Administra¸cão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil
  • Rodrigo da Rosa Righi

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rege.2015.12.001

Keywords:

Internet das Coisas, IoT, Modelos de negócio, Inovação, Revisão sistemática da literatura.

Abstract

Uma nova geração de computação ubíqua, também conhecida como Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT), representa uma oportunidade, mas também um desafio, para empresas em diversos segmentos da indústria. Com IoT, produtos da era industrial, incluindo carros, telefones, televisões, geladeiras, câmeras e até mesmo livros, podem ter capacidade digital embutida, oferecer novas funções, taxas de desempenho e preços acessíveis, que transformam seu design, produção, distribuição e uso. Este artigo revisa a literatura de Sistemas de Informação (Information Systems) e de Gestão Estratégica (Strategic Management), verifica quais são os componentes de um modelo de negócio para produtos/serviços que envolvem IoT; além disso, busca identificar as barreiras e os facilitadores que podem ajudar as empresas a redefinir seus modelos de negócio para aproveitar as oportunidades da IoT. O método usado para a construção do artigo foi o de revisão sistemática e crítica da literatura. Como resultados, cita-se a identificação de elementos a serem considerados na elaboração de modelos de negócios para serviços e produtos baseados em IoT, assim como a identificação de possíveis facilitadores e barreiras, bem como proposições para pesquisas futuras sobre o tema. O artigo busca fornecer, a acadêmicos e profissionais, uma referência e insights sobre como definir modelos de negócio para IoT de forma estruturada e tangível e analisa os principais aspectos que precisam ser considerados quando forem planejadas as inovações para esse contexto digital.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Rodrigo da Rosa Righi
    Programa de pós-gradua¸cão em Computa¸cão Aplicada, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil

Published

2016-09-20

Issue

Section

Tecnologia da Informação

How to Cite

MODELOS DE NEGÓCIO PARA PRODUTOS E SERVIÇOS BASEADOS EM INTERNET DAS COISAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA E OPORTUNIDADES DE PESQUISAS FUTURAS. (2016). REGE Revista De Gestão, 23(1), 41-51. https://doi.org/10.1016/j.rege.2015.12.001