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Concepções e Atitudes em Relação à Disciplina de Administração Financeira

Anna Cecília Chaves Gomes, Cinthya Muyrielle da Silva Nogueira, Anderson Luiz Rezende Mol

Resumo


Dentre os conhecimentos necessários para a gestão, destaca-se um amplo conhecimento financeiro. Entretanto, o aluno do curso de Administração apresenta dificuldades na aprendizagem de disciplinas quantitativas como Finanças. Este trabalho objetivou estudar as concepções e atitudes de alunos do curso de graduação em Administração em relação à disciplina de Administração Financeira a partir de uma escala de atitudes que contempla a dimensão afetiva do indivíduo. Para tanto, um questionário estruturado foi aplicado a 937 alunos. A análise quantitativa dos dados foi realizada com o auxílio do SPSS, por meio de estatística descritiva, análise de correlação de Pearson e de regressão. Os resultados mostraram que a média da pontuação na escala de atitude foi de 52,3, com desvio-padrão de 11,5. Comprovou-se ainda que os alunos com atitude mais positiva com relação à Administração Financeira são aqueles que têm interesse pela área financeira e o compromisso de estudar Finanças diariamente. Já os principais motivos de os alunos possuírem atitudes desfavoráveis com relação a Finanças estão ligados à autopercepção de desempenho e de aprendizado, despreparo para cursar disciplinas de Finanças e más experiências passadas com disciplinas que envolvem Finanças. Além disso, as atitudes possuem uma relação bidirecional com o desempenho dos alunos, uma vez em que ambas as variáveis possuem correlação positiva significativa, com uma explicação de aproximadamente 22,1% de uma em relação à outra. Conclui-se que é importante observar atitudes para melhorar desempenhos na disciplina, e que, para isso, diversos fatores devem ser analisados e potencializados, a fim de transformar atitudes negativas em positivas.

Palavras-chave


Atitudes, Ensino de Administração, Administração Financeira

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DOI: http://dx.doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98803

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