Concepções e Atitudes em Relação à Disciplina de Administração Financeira

  • Anna Cecília Chaves Gomes
  • Cinthya Muyrielle da Silva Nogueira
  • Anderson Luiz Rezende Mol
Palavras-chave: Atitudes, Ensino de Administração, Administração Financeira

Resumo

Dentre os conhecimentos necessários para a gestão, destaca-se um amplo conhecimento financeiro. Entretanto, o aluno do curso de Administração apresenta dificuldades na aprendizagem de disciplinas quantitativas como Finanças. Este trabalho objetivou estudar as concepções e atitudes de alunos do curso de graduação em Administração em relação à disciplina de Administração Financeira a partir de uma escala de atitudes que contempla a dimensão afetiva do indivíduo. Para tanto, um questionário estruturado foi aplicado a 937 alunos. A análise quantitativa dos dados foi realizada com o auxílio do SPSS, por meio de estatística descritiva, análise de correlação de Pearson e de regressão. Os resultados mostraram que a média da pontuação na escala de atitude foi de 52,3, com desvio-padrão de 11,5. Comprovou-se ainda que os alunos com atitude mais positiva com relação à Administração Financeira são aqueles que têm interesse pela área financeira e o compromisso de estudar Finanças diariamente. Já os principais motivos de os alunos possuírem atitudes desfavoráveis com relação a Finanças estão ligados à autopercepção de desempenho e de aprendizado, despreparo para cursar disciplinas de Finanças e más experiências passadas com disciplinas que envolvem Finanças. Além disso, as atitudes possuem uma relação bidirecional com o desempenho dos alunos, uma vez em que ambas as variáveis possuem correlação positiva significativa, com uma explicação de aproximadamente 22,1% de uma em relação à outra. Conclui-se que é importante observar atitudes para melhorar desempenhos na disciplina, e que, para isso, diversos fatores devem ser analisados e potencializados, a fim de transformar atitudes negativas em positivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Cecília Chaves Gomes

Professora Substituta do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal-RN, Brasil. Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(UFRN). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Cinthya Muyrielle da Silva Nogueira

Mestranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal-RN, Brasil. Especialista em Administração Financeira pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

Anderson Luiz Rezende Mol

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal-RN, Brasil. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Como Citar
Gomes, A. C., Nogueira, C., & Mol, A. L. (1). Concepções e Atitudes em Relação à Disciplina de Administração Financeira. REGE Revista De Gestão, 20(2), 183-200. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98803
Seção
Ensino em Administração