As representações sociais de jovens participantes de projeto social de inserção no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5700/rege416Palavras-chave:
Representação Social, Inserção Profissional, Investimento Social PrivadoResumo
O presente estudo analisou, a partir de estudo de caso em empresa multinacional de destaque em responsabilidade social com projeto social voltado à inserção via trabalho, as representações sociais formadas pelos participantes sobre trabalho e futuro profissional. Foram entrevistados dois gestores e 26 participantes do projeto, incluindo ex-alunos, hoje empregados na empresa. A partir da compreensão do imaginário desses jovens, pode-se verificar que, para eles, a condição fundamental para a entrada no mercado de trabalho é ter ou não "atitude", condição que hoje já os diferencia de outros jovens de suas comunidades e que favorece o acesso a possibilidades de consumo, bem como amplia os círculos de convívio próximo. O trabalho adquire diferentes sentidos. A empresa é vista tanto como espaço de profissionalismo quanto como "uma família", interessada no futuro deles. Há todo um esforço de mobilização da subjetividade no sentido de aproximar o sonho dos jovens das possibilidades existentes na empresaDownloads
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Publicado
2011-03-01
Edição
Seção
Gestão de Pessoas em Organizações
Como Citar
As representações sociais de jovens participantes de projeto social de inserção no mercado de trabalho . (2011). REGE Revista De Gestão, 18(1), 93-109. https://doi.org/10.5700/rege416