Foco e Escopo

A Revista da Biologia é um periódico científico criado por iniciativa de acadêmicos de diferentes universidades brasileiras, voltado à divulgação de estudos de todas as áreas da Biologia, sem custo algum para autores e leitores. Aceitamos submissões em inglês ou português, porém, encorajamos fortemente que os autores publiquem seus textos em inglês. As submissões serão submetidas à revisão por pares. O manuscrito será publicado imediatamente após a finalização do processo editorial. A partir do segundo semestre de 2018 a revista será publicada em fluxo contínuo, abolindo o formato de volumes semestrais.

A Revista tem três objetivos: 1) fomentar o diálogo científico por meio de publicação gratuita; 2) criar uma ponte informativa entre a comunidade acadêmica e não acadêmica; e 3) capacitar alunos de graduação e pós-graduação na redação e revisão de textos científicos.

Aspectos didáticos e textos voltados à divulgação científica são valorizados pela Revista.

Para garantir a qualidade do material publicado, a revisão por pares é realizada com o auxílio de fichas de revisão disponíveis tanto para revisores quanto autores.

Salientamos que nossa revista não detém copyright, estes são exclusivos do autor do texto. Pretendemos com isso não criar entraves ao acesso do material publicado e atingir com mais intensidade nosso objetivo de divulgação da ciência.

A Revista da Biologia está indexada nos sistemas Google Scholar, Latindex (18884), Dedalus (001710215) e CrossRef (DOI 10.7594). 

Para mais informações acesse: http://www.ib.usp.br/revista/

Processo de Avaliação pelos Pares

O autor que desejar ter o seu trabalho publicado na Revista deverá submetê-lo à apreciação dupla por pares, em caso de divergência dos pareceres (um positivo a publicação e o outro negativo), o manuscrito será encaminhado a um terceiro revisor para desempate. Os Editores-chefes de cada área se encarregarão de realizar uma primeira avalição do manuscrito, que deve estar dentro das normas da revista, para depois enviá-lo para um Editor de Seção, de acordo com a linha de pesquisa que tiver mais proximidade com o tema do artigo proposto. O Editor de Seção se encarregará de enviar o trabalho para revisão a: dois ou mais mestres, doutorandos ou doutores na área, os quais irão exercer a função de avaliadores. A escolha do avaliador também será baseada no histórico acadêmico. Não serão escolhidos para revisão dos manuscritos avaliadores pertencentes ao mesmo grupo de pesquisa dos autores. Cada avaliador terá acesso a uma ficha detalhada de orientação de avaliação. A ficha tem como objetivo orientar a revisão pelos avaliadores e direcionar a fundamentação do parecer produzido. Todos os textos serão avaliados em duplo-cego, onde os avaliadores não possuem acesso aos nomes dos autores e vice-versa. Os avaliadores especialistas da área abordada analisarão os manuscritos quanto à qualidade científica (pertinência dos resultados apresentados, adequação dos métodos com relação ao objetivo proposto, embasamento teórico e qualidade da discussão) e linguagem adotada (tanto para textos em inglês quanto para português). O autor do manuscrito é inteiramente responsável pela revisão gramatical. Uma vez finalizado o processo avaliativo, caberá ao conselho editorial a decisão final com relação à publicação do trabalho. O parecer final poderá ser: aceito, aceito com modificações ou negado.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.