Foco e Escopo

A Revista de História publica artigos em português e espanhol, originais inéditos ou traduzidos, resenhas e edições críticas de fontes na área de História e, secundariamente, áreas afins (Antropologia, Sociologia, Arqueologia, etc).

Assim espera contribuir com o debate acadêmico no campo da História e das Ciências Humanas em geral, além de servir como meio de divulgação da produção acadêmica a um público mais amplo.

Titulação mínima para submissão de Artigos: Doutorandos.

Processo de Avaliação pelos Pares

TRIAGEM INICIAL

Textos que atendam às especificações formais passam por uma triagem inicial feita pela Comissão Editorial

 

AVALIAÇÃO DE MÉRITO, POR PARES

Após a triagem inicial, os textos serão submetidos a um par de pareceristas ad hoc que a Comissão designará, assegurando a manutenção do sistema avaliativo de duplo cego.

 

APRECIAÇÃO DOS PARECERES

Diante de seu retorno, os pareceres são apreciados, em conjunto, pela Comissão Editorial reunida.

Em caso de pareceres conflitantes, um terceiro nome ad hoc será selecionado para a elaboração do parecer.

 

ETAPAS FINAIS

Dessa apreciação resultará a aprovação ou a reprovação dos textos, bem como a solicitação de reformulações que atendam parcial ou integralmente às críticas e sugestões dos pareceres.

 

REFORMULAÇÃO E NOVA AVALIAÇÃO

Caso ocorra pedido de reformulação, será dado o prazo de 30 dias para que uma nova versão do texto seja apresentada. A nova versão será avaliada pela Comissão Editorial e pelos nomes que emitiram os pareceres, daqui também resultando aprovação ou reprovação.

Caso as alterações sugeridas sejam muito substanciosas, a Revista de História pode sugerir uma reformulação completa do artigo, encerrando o presente processo avaliativo e iniciando outro quando do envio da nova versão.

Periodicidade

Fluxo Contínuo

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Publicação de Textos

PUBLICAÇÃO CONTÍNUA

Após aprovação, revisão e editoração, os textos serão publicados imediatamente em Publicação Contínua. Os critérios para inclusão (futura ou direta) em edição específica cabem à Comissão Editorial.

  

RESGUARDO

A RH resguarda um intervalo de dois anos entre a publicação de dois artigos de um mesmo autor.

 

TAXAS

A Revista não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação dos textos.

 

 

Conteúdo e Direitos

CONTEÚDO

Os conteúdos expressos nos textos publicados pela Revista de História são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

 

DIREITOS

A reprodução dos textos editados pela RH é permitida sob licença Creative Commons, Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC).

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).

Fontes de Apoio

A Revista de História conta com o apoio financeiro dos dois programas de pós-graduação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) – História Social e História Econômica – e do Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas da USP.

Histórico do periódico

A Revista de História, publicação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) é uma das revistas especializadas em História mais antigas do Brasil, fundada em 1950 pelo professor Eurípedes Simões de Paula. A Revista de História destina-se à publicação de artigos em português e espanhol, originais e inéditos ou traduzidos, resenhas e edição crítica de documentos na área de História e afins. A revista aceita publicar textos em espanhol, desde que previamente aprovados pelo Conselho Editorial. Sua periodicidade é fluxo contínuo e conta com o apoio financeiro dos dois programas de pós-graduação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) - História Social e História Econômica - e do Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas da USP.