Um orientalista alemão no Brasil Imperial. Christian Friedrich Seybold, o tutor de D. Pedro II

Autores

  • Adriano Mafra Faculdade Municipal de Palhoça Palhoça – Santa Catarina – Brasil
  • Christiane Stallaert University of Antwerp Antuérpia – Bélgica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.106223

Palavras-chave:

Brasil imperial, estudos orientais, Ch. F. Deybold

Resumo

Este artigo visa discutir a relação entre o segundo imperador do Brasil, Pedro d’Alcântara, e seu último mestre de línguas semíticas e orientais, o alemão Christian Friedrich Seybold (1859-1921). Uma leitura preliminar dos diários do monarca nos chamou a atenção para a enorme quantidade de menções e referências àquele orientalista alemão, o que revela, de certa forma, a importância que o professor ocupava na vida de d. Pedro II. No entanto, ao passo que Seybold está presente em numerosas páginas dos diários, nos causa certa estranheza que tal fato tenha merecido pouca ou nenhuma consideração por parte dos biógrafos do imperador, já que o contato frequente entre eles durante cinco anos se resume a algumas poucas linhas e alusões esparsas. Partindo de uma releitura crítica do material disponível na historiografia brasileira sobre Seybold, pretendemos aportar novos dados para o estudo bio-bibliográfico daquele que foi uma figura atuante na vida intelectual de d. Pedro II, presente até os últimos dias de vida do soberano.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriano Mafra, Faculdade Municipal de Palhoça Palhoça – Santa Catarina – Brasil

    Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Translation Science pela University of Antwerp - Bélgica. Membro do Núcleo de Estudo de Processos Criativos (UFSC). Professor colaborador da Faculdade Municipal de Palhoça e da Rede Municipal de Ensino em Bombinhas/SC.

     
  • Christiane Stallaert, University of Antwerp Antuérpia – Bélgica

    Doutora em Antropologia Social e Cultural e professora titular da cátedra de Estudos Ibéricos e Comunicação Intercultural, Faculty of Arts, Department of Translation and Interpreting, University of Antwerp (Bélgica).

Downloads

Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAFRA, Adriano; STALLAERT, Christiane. Um orientalista alemão no Brasil Imperial. Christian Friedrich Seybold, o tutor de D. Pedro II. Revista de História, São Paulo, n. 173, p. 303–327, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.106223. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/106223.. Acesso em: 25 abr. 2024.