Formas alternativas de visualização de dados na área de História: algumas notas de pesquisa

Autores

  • Tiago Luís Gil Universidade de Brasilia Brasília – Distrito Federal – Brasil
  • Leonardo Barleta Stanford University

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.106234

Palavras-chave:

visualização de dados, banco de dados, gráficos e diagramas

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas inquietações teóricas e metodológicas sobre a forma como os historiadores representam o conhecimento histórico, dando especial atenção ao uso de gráficos interativos, mapas dinâmicos e animações. Se o objeto do conhecimento histórico tem diferentes movimentos, distintas intensidades, por que seria o papel impresso o principal (senão único) veículo de divulgação deste conhecimento? Diante de objeto tão escorregadio e de difícil apreensão, os historiadores optaram, desde o século XIX até o presente, por narrar (através da escrita) as dinâmicas sociais, sem preocupação com formas alternativas de representação. Muito recentemente, o fenômeno das mídias digitais e da internet trouxe inspiração para os profissionais do tempo social, permitindo algumas experiências inovadoras. É sobre algumas destas experiências que o texto tratará.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tiago Luís Gil, Universidade de Brasilia Brasília – Distrito Federal – Brasil

    Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História do Brasil do Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília (UnB). 

  • Leonardo Barleta, Stanford University

    Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná. Doutorando em História da América Latina no Departamento de História da Escola de Humanidades e Ciências da Universidade de Stanford. Estuda dinâmicas espaciais no período colonial e humanidades digitais.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GIL, Tiago Luís; BARLETA, Leonardo. Formas alternativas de visualização de dados na área de História: algumas notas de pesquisa. Revista de História, São Paulo, n. 173, p. 427–455, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.106234. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/106234.. Acesso em: 18 abr. 2024.