Moda e modas no vestuário: Da teoria clássica ao pluralismo do tempo presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.137649

Palavras-chave:

moda, sociedade, história, hierarquia simbólica, pluralismo

Resumo

Este trabalho propõe uma análise comparativa acerca de dois momentos da moda no vestuário. O primeiro refere-se às teorias que inicialmente compreenderam o fenômeno da moda como uma hierarquia simbólica entre classes que ditam e classes que copiam moda. Esta perspectiva analítica explicou a moda desde o seu surgimento no Ocidente até meados do século XX. O segundo momento trata das modas plurais do tempo presente que, acredita-se, não podem mais ser explicadas por este primeiro cenário teórico. A investigação buscou evidenciar regularidades e singularidades entre os diferentes contextos de moda, examinando até que ponto a proposta analítica da hierarquia simbólica ainda explica as modas contemporâneas e em quais aspectos as modas plurais de hoje se diferenciam no seu movimento de renovação.

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Biografia do Autor

  • Luciana Crivellari Dulci, Universidade Federal de Ouro Preto

    Professora Adjunta IV da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/MG). Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atua principalmente nas áreas de Sociologia da Cultura; Sociologia da Moda; Metodologia de Pesquisa e Produção do Conhecimento Científico; Educação, Cultura e Sociedade. Membro da Diretoria de Extensão da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM) e da Comissão Científica do Colóquio de Moda (Evento internacional, principal congresso brasileiro na área de Modal).

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Publicado

2019-05-23

Edição

Seção

Dossiê: Moda e História

Como Citar

Moda e modas no vestuário: Da teoria clássica ao pluralismo do tempo presente. Revista de História, [S. l.], n. 178, p. 1–27, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.137649. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/137649.. Acesso em: 19 mar. 2024.