A Cabeça Branca da Hidra e seus pântanos: subsídios para novas pesquisas sobre comunidades indígenas, quilombolas e camponesas na Amazônia maranhense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.138543

Palavras-chave:

Gamela, quilombola, Ka’apor, relações interétnicas, Maranhão

Resumo

Em 2013, os Gamela, até então considerados extintos, iniciaram várias manifestações para pressionar o Estado brasileiro a reconhecer sua identidade indígena e, assim, assumir a responsabilidade de proteger seus território e direitos específicos. Vários aspectos da história, da etnohistória e do processo de etnogênese dos Gamela abordados neste artigo ensejam reflexões significativas e ainda atuais sobre as relações interraciais e interétnicas na Amazônia, mais especialmente sobre as alianças e conflitos envolvendo comunidades quilombolas, indígenas e camponesas. Apresento, aqui, informações colhidas em projetos de extensão e pesquisa que atualizam e trazem novos subsídios a referências disponíveis a respeito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • István van Deursen Varga, Universidade Federal do Maranhão

    Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1983), Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado (2002) e pós-doutorado (2003) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Coordenador da Comissão Executiva e Presidente da II Conferência Nacional de Saúde para os Povos Indígenas (1993). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) entre outubro/2003 e abril/2009. Atualmente é Professor Associado do Depto. de Sociologia e Antropologia da UFMA; Coordenador Geral do Núcleo de extensão e pesquisa com populações e comunidades Rurais, Negras quilombolas e Indígenas (NuRuNI) do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da UFMA; integrante do Corpo Editorial da Revista de Direito Sanitário da Universidade de São Paulo; avaliador Ad hoc da revista Saúde e Sociedade, da Revista de Nutrição e da Revista Fronteiras e Territórios. Membro associado da Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAÍ) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Tem formação e experiência profissional no campo da Saúde Coletiva e das Ciências Sociais, e em suas produções, pesquisas e projetos de extensão, tem abordado principalmente os seguintes temas: política de saúde para os povos indígenas; política de saúde para a população negra; políticas de saúde para trabalhadores rurais; controle da malária, das DST/Aids e da hipertensão arterial; territorialidade e saúde em comunidades tradicionais; política indigenista; políticas de promoção da igualdade racial; História e Antropologia da Saúde; História e Etnologia Indígena; História e Antropologia de populações e comunidades afro-brasileiras; etnicidade

Referências

Referências bibliográficas

Fontes primárias: entrevistas e depoimentos citados

Universidade Federal do Maranhão (Ufma)/Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA)/Núcleo de Extensão e Pesquisa com Populações e Comunidades Rurais, Negras, Quilombolas e Indígenas (NuRuNI). Arquivos em video do projeto Qualidade de vida e controle da hipertensão arterial em comunidades quilombolas, no Maranhão. Entrevista registrada em vídeo com a sra. Servina Silva e o sr. Luís Carlos Teixeira, realizada na Unidade Escolar Boa Esperança da comunidade Imbiral, em Pedro do Rosário/MA, aos 27 de dezembro de 2015. Apoio Fapema. Edital Fapema 006/2015 TECS.

Universidade Federal do Maranhão (Ufma)/Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA)/Núcleo de Extensão e Pesquisa com Populações e Comunidades Rurais, Negras, Quilombolas e Indígenas (NuRuNI). Arquivos em video do projeto Comunidades quilombolas e indígenas entre as bacias dos rios Turiaçu e Gurupi: construindo agendas comuns, pela qualidade de vida. Entrevista registrada em vídeo com Valdemar Ka’apor, aos 24 de fevereiro de 2015, na então casa de apoio da Associação Ka’apor Ta Hury do rio Gurupi, em Zé Doca/MA. Apoio Fapema. Edital Fapema 022/2013 AEXT.

Fontes secundárias

ALENCASTRO, Luís Felipe de. O trato dos viventes: a formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Getat, segurança nacional e o revigoramento do poder regional. In: Idem. Transformações econômicas e sociais no campo maranhense. Rio de Janeiro: CPT-MA, 1980.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Conflitos e mediação. Os antagonismos sociais na Amazônia segundo os movimentos camponeses. Tese de doutorado, UFRJ, Rio de Janeiro, mimeo, 1993.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Carajás: a guerra dos mapas. Belém: Falangola, 1994.

ALMEIDA, Giniomar Ferreira. O Lenine maranhense: fuzilamentos e cultura histórica no interior do Maranhão (1921). Dissertação de mestrado, História e Cultura Histórica, Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2010.

ANDRADE, Maristela de Paula. Terra de Índio – terras de uso comum e resistência camponesa. Tese de doutorado, Departamento de Antropologia Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1990.

ARAÚJO, Mundinha. Insurreição de escravos em Viana – 1867. 3ª edição. São Luís: Maria Raymunda Araújo, 2014.

ARCANGELI, Alberto. O mito da terra: uma análise da colonização da pré-Amazônia maranhense. São Luís: Editora da Universidade Federal do Maranhão (Edufma), 1987.

ASSELIN, Victor. Grilagem, violência e corrupção nas terras de Carajás. Petrópolis: Vozes, 1982.

BARROS, Rafael Henrique Silva. Fuzilamentos no sertão maranhense (1921): “conspiração” política e repressão oligárquica nos escritos jornalísticos de José do Nascimento Moraes. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em História Social, Centro de Ciências Humanas, Universidade Federal do Maranhão, 2015.

BOYER, Véronique. O pajé e o caboclo: de homem a entidade. Mana, vol. 5, n. 1, Rio de Janeiro, 1999, p. 29-56.

CARVALHO, João Renôr Ferreira de. Resistência indígena no Piauí colonial. Imperatriz: Ética, 2005.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Brasília: Instituto Nacional do Livro/Ministério da Educação e Cultura, 1972.

CASTRO, Fábio Fonseca de. A identidade denegada. Discutindo as representações e a autorrepresentação dos caboclos da Amazônia. Revista de Antropologia, vol. 56, n. 2. São Paulo, 2013, p. 431-475.

CHIARADIA, Clóvis. Dicionário de palavras brasileiras de origem indígena. São Paulo: Limiar, 2008.

CLEARY, David. A garimpagem de ouro na Amazônia: uma abordagem antropológica. Tradução de Virgínia Rodrigues Malm. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1992.

CONCEIÇÃO, Manoel da. Essa terra é nossa: depoimento sobre a vida e a luta de camponeses no Estado do Maranhão. Entrevista e edição de Ana Maria Galano. Petrópolis: Vozes, 1980.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

EDELWEISS, Frederico G. Estudos Tupis e Tupi-Guaranis – confontos e revisões. Rio de Janeiro: Livraria Brasiliana Editora, 1969.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1971.

FERRETTI, Mundicarmo Maria Rocha. Tambor de Mina e Terecô no Maranhão. Pesquisa em Foco, vol. 6, n. 7, São Luís, 1998, p. 125-142.

FERRETTI, Mundicarmo Maria Rocha. Tambor, maracá e brincadeiras de negro do Maranhão na virada do século XIX e início do século XX. In: Idem (org.). Um caso de polícia! Pajelança e religiões afro-brasileiras no Maranhão 1876-1977. São Luís: Edufma, 2015, p. 13-34.

FERRETTI, Mundicarmo Maria Rocha (org.). Um caso de polícia! Pajelança e religiões afro-brasileiras no Maranhão 1876-1977. São Luís: Edufma, 2015.

GOMES, Mércio Pereira. O povo Guajá e as condições reais para sua sobrevivência. Rio de Janeiro: mimeo, 1989.

GOMES, Flávio dos Santos. A Hidra e os pântanos: quilombos e mocambos no Brasil (séc. XVII-XIX). Tese de doutorado, Departamento de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 1997.

KOWARICK, Marcos. Amazônia-Carajás na trilha do saque: os grandes projetos amazônicos. São Paulo: Editora Anita Garibaldi, 1995.

LABATE, Beatriz Caiubi & GOULART, Sandra Lúcia (org.). O uso ritual das plantas de poder. Campinas: Mercado de Letras, 2005.

MARQUES, César Augusto. Dicionário histórico e geográfico da província do Maranhão. 3ª edição. Rio de Janeiro: Fon-Fon/Seleta, 1970.

MOTA, Christiane. Pajés, curadores e encantados – pajelança na Baixada Maranhense. São Luís: Edufma, 2009.

MOTT, Luís Roberto de Barros. Piauí colonial; população, economia e sociedade. Teresina: Projeto Petrônio Portela, 1985.

NIMUENDAJU, Curt Unckel. The Gamella Indians. Primitive Man, vol. 10, n. 3/4. Washington, 1937, p. 58-71.

NUNES, Herliton Rodrigues. Perseguição religiosa: a pajelança na imprensa codoense entre os anos de 1894-1896. In: FERRETTI, Mundicarmo Maria Rosa (org.). Um caso de polícia! Pajelança e religiões afro-brasileiras no Maranhão 1876-1977. São Luís: Edufma, 2015, p. 75-86.

PERRIN, Michel. Enfoque antropológico sobre las drogas. Takiwasi, usos y abusos de sustancias psicoactivas y estados de concencia. Tarapoto, n. 1, ano 1, 1992, p. 31-52.

Projeto Vida de Negro. Terras de Preto no Maranhão: quebrando o mito do isolamento. São Luís: Centro de Cultura Negra do Maranhão, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, 2002.

Projeto Vida de Negro. Terras de Preto no Maranhão: quebrando o mito do isolamento. São Luís: Centro de Cultura Negra do Maranhão, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, 2002.

RIBEIRO, Darcy. A pacificação dos índios Urubu Kaapor. In: Idem. A política indigenista brasileira. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, 1962, p. 85.

RIBEIRO, Darcy. Diários índios: os Urubus-Kaapor. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SALES, Noêmia Pires. Pressão e resistência dos índios Tembé-Tenetehara do alto rio Guamá e a relação com o território. Relatório final de pesquisa, Departamento de Ciências Sociais, Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, União das Escolas Superiores do Pará, 1993.

SHEPARD Jr. & HARVEY, Glenn. Venenos divinos: plantas psicoativas dos Machiguenga do Peru. In: LABATE, Beatriz Caiuby & GOULART, Sandra Lúcia (org.). O uso ritual das plantas de poder. Campinas: Mercado de Letras, 2005, p. 187-218.

Takiwasi - Usos y abusos de sustancias psicoactivas y estados de concencia. Tarapoto, n. 1, ano 1, 1992.

Takiwasi - Usos y abusos de sustancias psicoactivas y estados de concencia. Tarapoto, n. 3, ano 2, 1995.

TROVÃO, José Ribamar Lopes. “Ilha” latifundiária na Amazônia maranhense. São Luís: Edufma, 1989.

VARGA, István van Deursen. Pelas fronteiras e trincheiras do indigenismo e do sanitarismo – a atenção às DSTs em comunidades indígenas no contexto das políticas e práticas indigenistas e de saúde, na pré-Amazônia. Tese de doutorado, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, 2002.

VARGA, István van Deursen. Dos medicamentos aos índios “genéricos”: os campos da política indigenista e de saúde para os povos indígenas, no Brasil, frente ao Censo Demográfico de 2000. Revista de Direito Sanitário, vol. 4, 2003, p. 32-45.

VARGA, István van Deursen. Resistências e mobilizações populares nos vales do Pindaré e do Turiaçu. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL CARAJÁS 30 ANOS: RESISTÊNCIAS E MOBILIZAÇÕES FRENTE A PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO NA AMAZÔNIA ORIENTAL. Anais. São Luís: Edufma, 2014, p. 45-82.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Edição

Seção

olhar o outro

Como Citar

A Cabeça Branca da Hidra e seus pântanos: subsídios para novas pesquisas sobre comunidades indígenas, quilombolas e camponesas na Amazônia maranhense. Revista de História, [S. l.], n. 178, p. 1–34, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.138543. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/138543.. Acesso em: 18 mar. 2024.