A América como consagração: esculturas de Ettore Ximenes em Nova York

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.141992

Palavras-chave:

Monumento, Ettore Ximenes, Nova York, escultura, história urbana

Resumo

Ettore Ximenes (Palermo, 1855/Roma, 1926) foi um escultor italiano de grande notoriedade internacional nas primeiras décadas do século XX. Autor do Monumento à Independência do Brasil, situado em São Paulo, sua maior obra escultórica, Ximenes construiu uma trajetória de grande relevo na América, desde que ganhou o concurso para o Monumento ao General Belgrano, em Buenos Aires, em 1898. Nos Estados Unidos, Ximenes realizou esculturas em homenagem a italianos célebres, como os monumentos a Giovanni da Verrazzano e a Dante Alighieri, encomendados por Carlo Barsotti, editor do jornal Il Progresso Italo Americano, na cidade de Nova York. Este artigo reconstitui o processo de encomenda destas duas obras e evidencia a relevância dos monumentos para os seus promotores e para a projeção da carreira de Ximenes, de modo a perceber como as ações de valorização da identidade italiana foram centrais na consagração do artista naquele país, ao mesmo tempo em que enalteciam a comunidade imigrante italiana e um de seus mais destacados líderes políticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michelli Cristine Scapol Monteiro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Doutora e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Referências

BAILY, Samuel. Immigrants in the lands of promise. Italians in Buenos Aires and New York City, 1870 to 1914. Nova York: Cornell University Press, [1999] 2003.

BARRICELLI, Ana. Ettore Ximenes: una vita per la scultura. Kalos: arte in Sicilia, n. 2, Palermo, ano 7, 1995, p. 1-32.

BOCHICCHIO, Luca. La scultura italiana nelle Americhe fra ’800 e ’900. Studio di un modello generale di diffusione in America Latina. Tese de doutorado, História da Arte Contemporânea, Università di Genova, Genova, 2011, 446 p.

BOCHICCHIO, Luca. Transported art: 19th century Italian sculptures across continents and cultures. Material Culture Review, n. 74-75, Sydney: Cape Breton University Press, primavera de 2012.

BORGART, Michele. The politics of urban beauty: New York and its Art Commission. Chicago: University of Chicago Press, 2006.

DICKEY, John Marcus. Christopher Columbus and his monument Columbia. Chicago e Nova York: Rand, McNally & Company Publishers, 1892. Disponível em: . Acesso em: mai. 2018.

DURANTE, Dianne. Outdoor monuments of Manhattan: a historical guide. Nova York e Londres: New York University Press, 2007.

DURANTE, Francesco. Italoamericana: the literature of the great migration, 1880-1943. Nova York: Fordham University Press, 2014.

Enciclopedia Treccani. Disponível em: http://www.treccani.it/enciclopedia/carlo-barsotti_(Dizionario-Biografico).

FLERES, Ugo. Ettore Ximenes: sua vita e sue opere. Bergamo: Istituto Italiano di Arti Grafiche, 1928.

GIORIO, Maria Beatrice. Scultori italiani e italo-americani negli States: attori di un’identità nazionale (1920-1930). Arte in Friuli Arte a Trieste – Afat, vol. 30, Trieste: Edizioni della Laguna, 2012, p. 145-168.

GUTIERREZ VIÑUALES, Rodrigo. Italia y la estatutaria pública en Iberoamerica. Algunos apuntes. In: SARTOR, Mario (coord.). América Latina y la cultura artística italiana. Un balance en el Bicentenario de la Independencia Latinoamericana. Buenos Aires: Istituto Italiano di Cultura, 2011, p. 221-243.

Hudson-Fulton Report. The Fourth Annual Report of the Hudson-Fulton Celebration Commission to the Legislature of the State of New York. Transmitido à Legislature, 20/05/1910. Preparado por Edward Hagaman Hall. Albany: J. B. Lyon, 1910.

KLEIN, Herbert. A integração dos imigrantes italianos no Brasil, na Argentina e Estados Unidos. Novos Estudos Cebrap, n. 25, outubro de 1989, p. 95-117.

KLEIN, Herbert. Migração internacional na história das Américas. In: FAUSTO, Boris (org.). Fazer a América. A imigração em massa para a América Latina. São Paulo: Edusp, 1999.

LUKACS, John. Uma nova república. História dos Estados Unidos no século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2006.

MASON, Randall. The once and future New York: historic preservation and the modern city. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009.

MONTEIRO, Michelli C. Scapol. O mausoléu a Belgrano, de Ettore Ximenes, e a presença artística italiana na Argentina. Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigadores de Arte – Caiana, n. 8, Buenos Aires, jan.-jun. 2016. Disponível em: http://caiana.caia.org.ar/template/caiana.php?pag=articles/article_2.php&obj=223&vol=8. Acesso em: ago. 2017.

MONTEIRO, Michelli C. Scapol. São Paulo na disputa pelo passado: o monumento à Independência, de Ettore Ximenes. Tese de doutorado, História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017, 454 p.

PETERSON, Jon A. The City Beautiful Movement: forgotten origins and lost meanings. Journal of Urban History, vol. 2, n. 4, Sage Publishing, 1976, p. 111-113. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/009614427600200402>. Acesso em: 2 jul. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1177/009614427600200402.

SBORGI, Franco. Alcune note sulla diffusione della scultura italiana tra fine Ottocento e inizi Novecento. In: MOZZONI, Loretta & SANTINI, Stefano (coord.). Architettura dell’eclettismo. La diffusione e l’emigrazione di artisti italiani nel Nuovo Mondo. Nápoles: Liguori Editore, 1999, p. 159-202.

VELLON, Peter G. A great conspiracy against our race: Italian immigrant newspaper and the construction of whiteness in the early twentieth century. Nova York e Londres: New York University Press, 2014.

VIANO, Francesca Lidia. La statua della Libertà: una storia globale. Roma: Editori Laterza, 2010.

Periódicos

Periódicos estadunidenses

The Garibaldi monument. The Sun, Nova York, 19 de maio de 1888, p. 3.

A day for italians. The Evening World, Nova York, 4 de junho de 1888, p. 1.

The Garibaldi statue. New-York Daily Tribune, Nova York, 5 de junho de 1888, p. 6.

The Garibaldi monument unveiled. New-York Daily Tribune, Nova York, 5 de junho de 1888, p. 7.

Unloading Columbus statue, The Sun, Nova York, 6 de setembro de 1892, p. 1.

In honor of Columbus. The Illustrated American, vol. XII, n. 137, Nova York e Chicago, 1 de outubro de 1892, p. 263.

Unveiling the monument. The Evening World, Nova York, 8 de outubro de 1892, p. 1.

Statue of Verdi for this city. New-York Daily Tribune, Nova York, 2 de setembro de 1906, p. 1.

Balloon unveils statue. The Sun, Nova York, 13 de outubro de 1906, p. 3 (parte V).

Italians given statue. New-York Daily Tribune, Nova York, 4 de novembro de 1906, p. 1.

Cardinal Befriends struggling artists. The Washington Times, Washington, D. C., 19 de abril de 1909, p. 7.

At the White House. New-York Daily Tribune, Nova York, 6 de maio de 1909, p. 6.

Presents Gibbons with bust. The Evening Statesman, Washington, D. C., 13 de maio de 1909, p. 8.

President Taft in clay. The Mansfield Press, Mansfield, 4 de junho de 1909, p. 3.

CURTIS, William. Whose is the honor? The Evening Star, Washington, D. C., 19 de junho de 1909, p. 8.

Verrazzano given place. The Sunday Star, Washington D. C., 25 de julho de 1909, p. 9.

Bar Verrazzano bust. New-York Daily Tribune, Nova York, 28 de julho de 1909, p. 7.

Monument to Verrazzano. The Barre Daily Times, Barre, 14 de setembro de 1909, p. 2.

Glory for all. The Evening Star, Washington, D. C., 16 de setembro de 1909, p. 6.

In Verrazzano’s memory. The Daily Gazette-Times, Corvallis, 28 de setembro de 1909, p. 2.

In Verrazzano’s memory. The Pioche Record, Pioche, 2 de outubro de 1909, p. 7.

Monument to Italian discoverer. Alexandria Gazette and Virginia Advertiser, Alexandria, 6 de outubro de 1909, p. 2.

Verrazzano bust unveiled. The Sun, Nova York, 7 de outubro de 1909, p. 5.

Ximenes’ statuette of president Taft. The Eugene Daily Guard, Eugene, 30 de dezembro de 1909, p. 5.

Monument to Dante. The Sun, Nova York, 25 de setembro de 1910, p. 7.

Propose a shaft to Dante. The Hope Pioneer, Hope, 19 de janeiro de 1911, p. 8.

Propose a shaft to Dante. The Appeal, St. Paul e Minneapolis, 21 de janeiro de 1911, p. 1.

Propose a shaft to Dante. The Columbus Commercial, Columbus, 29 de janeiro de 1911, p. 2.

Propose a shaft to Dante. The Alamogordo News, Alamogordo, 9 de fevereiro de 1911, p. 6.

Propose a shaft to Dante. The Colfax Chronicle, Colfax, 11 de fevereiro de 1911, p. 3.

Propose a shaft to Dante. Tulsa Daily World, Tulsa, 16 de fevereiro de 1911, p. 3.

Row over Dante monument. The Sun, Nova York, 30 de junho de 1911, p. 5.

Institutions vs. monuments. The Evening World Daily Magazine, Nova York, 1 de agosto de 1911, p. 12.

Stray topics from little old New York. Las Vegas Daily Optic, Las Vegas, 19 de agosto de 1911, p. 2.

Propose a shaft to Dante. The Bisbee Daily Review, Bisbee, 22 de agosto de 1911, p. 2.

The Norfolk Weekly News, Norfolk, 1 de setembro de 1911, p. 4.

Building underground passage. The Sunday Star, Washington D. C., 24 de setembro de 1911, p. 5.

Dante monument shipped. The Sun, Nova York, 12 de maio de 1912, p. 3.

LONG, F. Levying contributions on the Italian colony. The Sun, Nova York, 18 de maio de 1912, p. 8.

Dante in Inferno is here. New-York Tribune, Nova York, 1 de junho de 1912, p. 16.

The Dante statue. New-York Tribune, Nova York, 22 de junho de 1912, p. 6.

Dante statue reject. The Sun, Nova York, 4 de julho de 1912, p. 4.

Sure of his monument. New-York Tribune, Nova York, 22 de setembro de 1912, p. 9.

Dante on the dock must get a move on. The Sun, Nova York, 6 de abril de 1913, p. 11.

OPP, Francis. New York’s rejection of Dante statue an aesthetic tragedy. The New York Press, Nova York, 27 de abril de 1913, p. 2-3.

Dante broken up: row over statue. The Washington Times, Washington, D. C., 5 de fevereiro de 1914, p. 9.

Dante all broken up as row rages over statue. New-York Tribune, Nova York, 5 de fevereiro de 1914, p. 5.

Dante shaft is urged here. The New York Herald, Nova York, 20 de fevereiro de 1921, p. 1.

Italians remember Dante. Alexandria Gazette, Alexandria, D. C., 5 de março de 1921, p. 2.

Statue of famous poet to be unveiled here tomorrow. The Evening Star, Washington D. C., 30 de novembro de 1921, p. 17.

Italians to unveil statue tomorrow. The Evening Star. Washington, D. C., 30 de novembro de 1921, p. 17.

World’s leaders in tribute to Dante. The Washington Herald, Washington D. C., 2 de dezembro de 1921, p. 1.

H. E. from P. T. Washington scene of Dante celebration. New York Tribune, Nova York, 11 de dezembro de 1921, p. 1.

Monument to Dante is unveiled. The Yorkville Enquirer, Yorkville, 20 de dezembro de 1921, p. 11.

Monument to Dante is unveiled. The Ward County Independent, Minot, 12 de janeiro de 1922, p. 11.

Periódicos ítalo-americanos

Ximenes ed il monumento a Verrazzano. Mondo Nuovo, n. 28, Nova York, 1 de agosto de 1909, p. 1.

Il monumento a Dante Alighieri in Nuova York. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 27 de maio de 1910, p. 1.

Il monumento a Dante. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 29 de maio de 1910, p. 1.

A Roma si ripara del monumento a Dante, a proposito di una vittoria artistica di Ettore Ximenes. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 4 de junho de 1910, p. 1.

Per la vita e per la idea. Cronaca Sovversiva, Barre, 11 de junho de 1910, p. 4.

Il monumento ad Alessandro II a Kiew. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 16 de junho de 1910, p. 10.

Arte italiana moderna. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 16 de junho de 1910, p. 10.

Ximenes ha finito il bozzetto del monumento a Dante per Nuova York. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 18 de setembro de 1910, p. 1.

Ettore Ximenes in Russia. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 5 de janeiro de 1911, p. 1.

La rivendicazione di Giovanni da Verrazzano. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 21 de maio de 1911, p. 1.

Il New York American e la scoperta di Verrazzano. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 1 de junho de 1911, p. 1.

Il monumento a Vittorio Emanuele II inaugurato a Roma il 4 giugno. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 1 de junho de 1911, p. 2.

Il monumento a Dante è il capolavoro de Ettore Ximenes. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 23 de julho de 1911, p. 1.

Ettore Ximenes trionfa in Russia. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 17 de setembro de 1911, p. 2 (suplemento).

Per la dignità dell’Arte, della Patria e della Colonia. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 12 de julho de 1912, p. 2.

Ettore Ximenes arriverà a New York giovedì. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 15 de setembro de 1912, p. 2.

Il bozzetto del monumento al ministro russo Stolypine. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 16 de setembro de 1912, p. 1.

L’arrivo di Ettore Ximenes. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 21 de setembro de 1912, p. 1.

Alla colonia italiana. Una promessa di Ettore Ximenes. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 2 de novembro de 1912, p. 1.

MOLINARI, Giovanni. Come nacque l’idea. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 20 de novembro de 1921, p. 9.

Il fervore degli italiani alla vigilia della celebrazione dantesca a Washigton. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 30 de novembro de 1912, p. 1.

L’apoteosi di Dante a Washington. Il Progresso Italo-Americano, Nova York, 2 de dezembro de 1921, p. 1.

Periódicos italianos

A Trento: Il monumento a Dante. L’Illustrazione Italiana, Milão, 1 de maio de 1892, p. 278-279.

Noterelle. L’illustrazione Italiana, Milão, 8 de maio de 1892, p. 302.

Il monumento a Giovanni da Verrazzano a New York. La Stampa, Turim, 7 de outubro de 1909, p. 4.

Il monumento a Giovanni da Verrazzano a Nuova York. L’Illustrazione Italiana, Milão, 31 de outubro de 1909, p. 423.

D’AMORA, Ferdinando. Il viaggio di Giovanni da Verrazzano. La Lettura: Rivista mensile del Corriere della Sera, Milão, nov. 1909, p. 933-935.

L’inaugurazione del monumento a Giovanni da Verrazzano a New York. L’Illustrazione Italiana, Milão, 7 de novembro de 1909, p. 456.

GIANINI, Alberto. Il monumento a Dante a Nuova York. La vita, Roma, 5 de setembro de 1910, p. 1.

Nuovi monumenti: a Dante a New York. La Domenica del Corriere, Milão, 15-22 de outubro de 1911, p. 9.

Le grandi sculture per il monumento a Vittorio Emanuele in Roma. L’Illustrazione Italiana, Milão, 19 de fevereiro de 1911, p. 177.

Periódicos britânicos

The discoverer of New York harbour. Aberdeen Press and Journal, Aberdeenshire (Escócia), 7 de outubro de 1909, p. 5.

Interesting items. The Flintshire Observer, Holywell (Escócia), 14 de outubro de 1909, p. 3.

Abergavenny Chronicle. Abergavenny (País de Gales), 15 de outubro de 1909, p. 6.

Illustrated London News, Londres, 17 de dezembro de 1921, p. 4.

Downloads

Publicado

2019-07-10

Edição

Seção

arte e história

Como Citar

A América como consagração: esculturas de Ettore Ximenes em Nova York. Revista de História, [S. l.], n. 178, p. 1–41, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.141992. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/141992.. Acesso em: 19 mar. 2024.