No pain, no gain

As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945)

Palavras-chave: Propaganda externa, jornais, relações públicas, Estados Unidos, poder brando, governo Vargas

Resumo

O aprimoramento das comunicações nos Estados Unidos, nas primeiras décadas do século XX, tornou a imprensa um importante ator na política, sobretudo no campo da opinião pública. Com isso, jornais e revistas se configuraram vitrines das principais questões do país. Pela importância, a utilização dos jornais e revistas se constituiu instrumento de propaganda externa dos países interessados em aprimorar suas relações com os EUA, sobretudo no período da Segunda Guerra Mundial. Este artigo objetiva compreender, a partir da análise da documentação diplomática, o assédio dos profissionais da propaganda e jornalistas estadunidenses ao governo Vargas (1930-1945) por espaços pagos na imprensa estadunidense com objetivo de criar matérias jornalísticas favoráveis ao Brasil nos Estados Unidos.

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Biografia do Autor

Lindercy Francisco Tome de Souza Lins, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo(FFLCH/USP). Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado
2020-02-07
Seção
Artigos