A castração de Noé: Iconografia, folclore e feudalismo

Autores

  • Hilario Franco Junior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i125-126p33-52

Palavras-chave:

Idade Média, Iconografia, Mitologia, Cultura Popular, Tradição mítica

Resumo

O presente trabalho é baseado em estudos iconográficos. Atento às questões relativas a Idade Média, o texto cuida do caráter das imagens naquele tempo. Especificamente abordado o subciclo de Noé que compõe o grande painel pictórico vétero-testamentário de Saint-Saivin, o enfoque temático das tradições judaicas identificadas nas oito cenas sobre Noé. Uma leitura hipotética sobre a castração de Noé é evocada com bases psicanalíticas. Questões dos fundamentos da cultura erudita e popular, sobre a obra, fazem parte das preocupações centrais do trabalho.

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Biografia do Autor

  • Hilario Franco Junior, Universidade de São Paulo
    Universidade de São Paulo; Depto. História FFLCH

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Publicado

1992-07-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FRANCO JUNIOR, Hilario. A castração de Noé: Iconografia, folclore e feudalismo. Revista de História, São Paulo, n. 125-126, p. 33–52, 1992. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i125-126p33-52. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18662.. Acesso em: 25 abr. 2024.