Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20

Autores

  • Maria Inez Machado Borges Pinto Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Depto. de História

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i139p63-73

Palavras-chave:

Cultura de Massas, Cinema, Representações Femininas, Urbanização, Modernidade

Resumo

Este artigo pretende analisar criticamente o discurso sobre o consumo, bem como sua mensagem de que a felicidade das mulheres depende da aquisição de objetos desejados, através do consumo de produtos de massa, veiculado nos anos 20 pela publicidade, pela fotografia e pelo cinema. O cinema hollywoodiano neste período era estruturado em parte, sobre a apresentação da mulher como objeto glamouroso, disputado e consumido, e em parte sobre a criação do mise-en-scène cujos fetiches são objetos consumidos e o estilo de vida consumista como corolário da modernidade.

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Publicado

1998-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PINTO, Maria Inez Machado Borges. Cultura de massas e papéis femininos na construção de ícones da modernidade, na paulicéia dos anos 20 . Revista de História, São Paulo, n. 139, p. 63–73, 1998. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i139p63-73. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18863.. Acesso em: 23 abr. 2024.