A palavra e o império: a arte da lingua brasilica e a conquista do Maranhão
Palavras-chave:
Arte da língua brasílica, Luís Figueira, Maranhão, Brasil holandês
Resumo
O presente artigo faz uma análise da primeira edição da Arte da língua brasilica, do jesuíta Luis Figueira. São investigados os aspectos históricos que levaram à publicação dessa gramática, assim como seu uso pelos jesuítas com o objetivo de estabelecer alianças com com os povos indígenas na conquista do Maranhão e nas guerras contra a Companhia das ìndias Ocidentais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-12-30
Seção
Artigos
Copyright (c) 2011 Revista de História

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).