Dossiê autoria e autoridade entre antigos e modernos - Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.192499

Palavras-chave:

Autoria, Autoridades, Antigos, Modernos

Resumo

 

O tema deste dossiê sugere uma série de questões voltadas para os processos de escrita e o papel dos que escrevem, sobretudo as inscritas nas relações entre autoria e autoridade. São exemplos disso a discussão sobre uma possível dimensão transcendental, legitimadora e incontestável de autoridade ou o debate acerca da existência de uma genialidade criativa inata, apenas dois dos variados problemas que permitem explorar a perspectiva de que atribuir um texto a uma identidade individual não é o suficiente para que se forme autoria, não sendo igualmente possível admitir a categoria “autor” em chave essencialista, pois são muitos os resíduos semânticos depositados nela.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz César de Sá, Universidade de Brasília

    Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz César de Sá é professor adjunto de teoria e filosofia da História, membro do Programa de Pós-Graduação em História e vice chefe do Departamento de História da Universidade de Brasília. Seus interesses de estudo se voltam prioritariamente para as práticas letradas na época moderna. É autor de Escrever para não morrer: retórica da imortalidade no epistolário de Damião de Góis, publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra em 2018.

  • Camila Condilo, Universidade de Brasília

    PhD in Classics, Lecturer in Ancient History, Department of History, Instituto Central de Ciências – ICC Norte, Universidade de Brasília – Brasília – Distrito Federal, Brazil.

Downloads

Publicado

2022-01-04

Edição

Seção

Dossiê: Autoria e Autoridade entre Antigos e Modernos

Como Citar

SÁ, Luiz César de; CONDILO, Camila. Dossiê autoria e autoridade entre antigos e modernos - Apresentação. Revista de História, São Paulo, n. 181, p. 1–7, 2022. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.192499. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/192499.. Acesso em: 18 abr. 2024.