Para uma história das instituições universitárias: uma contribuição portuguesa fundamental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i111p263-270Palavras-chave:
Universidade, História da Educação, PortugalResumo
(primeiro parágrafo do artigo)
Não se pode atribuir a mera negligência, mas antes a um conjunto de circunstâncias muito mais complexo, o recíproco distanciamento entre estudiosos brasileiros e portugueses, e, ainda mais, o mútuo desconhecimento das culturas que, no mesmo idioma, se produzem nas duas margens do Atlântico: a asserção, de tanto repetida, se converteu em retórico lugar comum, em oratória de discurso obrigado a mote, em glosa elegíaca de jornal. Mas, o fato incontroverso — sem agora buscar explicações para ele — é que tal afastamento tem existido, não obstante os persistentes esforços desenvolvidos para o contrariar, sendo a produção bibliográfica, que parece por vezes processar-se em compartimentos estanques, o forçoso reflexo dessa situação.
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