Les hommes et la peste en France et dans les pays européens et méditerranéens: tomo I. La peste dans l'histoire e tomo II Les hommes face à la peste

  • Hilario Franco Júnior Universidade de São Paulo
Palavras-chave: França, Peste negra, Alta Idade Média

Resumo

BIRABEN, Jean-Nöel. Les hommes et la peste en France et dans les pays européens et méditerranéens: tomo I. La peste dans l'histoire e tomo II Les hommes face à la peste. Paris: Mouton, 1975-1976.

(primeiro parágrafo do texto)

Os dois volumes desta obra foram concebidos de maneiras diferentes, o primeiro com uma estrutura histórica, voltada para a evolução da peste através do tempo, o segundo examinando as diversas formas do homem encarar aquele flagelo. Inicialmente o autor faz uma introdução médico-epidemiológica, fornecendo certas noções importantes, e quase sempre desconhecidas do historiador e do demógrafo, para se seguir o desenvolvimento histórico da peste. Este é então examinado em três grandes momentos: a peste justiniana da Alta Idade Média, a Peste Negra do século XIV e a peste na Época Moderna, até seu desaparecimento do Ocidente na primeira metade do século XVIII. Depois de o ritmo sazonal da peste e seu reaparecimento cíclico terem sido estudados, a atenção de Biraben volta-se para as perdas humanas provocadas pela doença, bem como para o comportamento demográfico das populações em tempo de peste. O segundo volume começa com um interessante estudo das concepções antigas sobre a peste, vista dentre outras formas como resultado de castigo divino, de conjunção de planetas, de eclipses, ou da passagem de cometas. Analisa-se em seguida a luta contra a peste, que assumia duas formas: de um lado, magia, sacrifícios, exorcismos, uso de talismãs, preces, procissões, apelo a santos e outras crendices; de outro lado, com uma crescente importância, a presença cada vez mais constante das intervenções estatais, através de regulamentos sobre higiene, medidas contra o contágio, contra a difusão da peste de uma região para outras, recrutamento de pessoal especializado para tratar dos doentes, etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilario Franco Júnior, Universidade de São Paulo
Departamento de História - FFLCH/USP
Publicado
1977-09-14
Seção
Resenha Bibliográfica