Os artifícios da perfeição: João de Barros por Manuel Severim de Faria

Autores

  • Rubens Leonardo Panegassi Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2014.89011

Palavras-chave:

Portugal, Severim de Faria, corte

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar as convenções intelectuais que nortearam a escrita do retrato heróico do humanista João de Barros por Manuel Severim de Faria, em sua “Vida de João de Barros, em que se discorre sobre os preceitos da história e perfeição com que escreveu as suas Décadas”, livro que compõe os Discursos vários políticos, publicado pela primeira vez em 1624. Para isso, consideramos que a confecção da memória dos lugares ocupados por João de Barros responde à demanda de uma sociedade estamental, na qual a dignidade do ofício exercido denota a dignidade de quem o exerce.

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Biografia do Autor

  • Rubens Leonardo Panegassi, Universidade Federal de Viçosa
    O autor é doutor em História pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor de História Moderna e Contemporânea no Departamento de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os artifícios da perfeição: João de Barros por Manuel Severim de Faria. Revista de História, [S. l.], n. 171, p. 175–212, 2014. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2014.89011. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/89011.. Acesso em: 29 mar. 2024.