Ser brâmane na Goa da época moderna

Autores

  • Ângela Barreto Xavier Universidade de Lisboa
  • Ines G. Županov Centre Nationale de Recherche Scientifique – Paris

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.98757

Palavras-chave:

Identidade bramânica, Império português, conflitos sociais, Índia, Goa

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as estratégias de sobrevivência desenvolvidas pelos brâmanes de Goa durante a dominação imperial portuguesa entre os séculos XVII e XVIII. No caso de Goa, apesar de viverem sob um poder cristão intolerante, alguns brâmanes procuraram recuperar a sua velha identidade. A maioria, porém, decidiu converter-se ao Cristianismo, transformando-se na comunidade de brâmanes católicos. Todavia, mesmo depois de cristianizados, estes brâmanes mantiveram ligações para além dos contextos da dominação imperial portuguesa. Essas ligações também contribuíram, de uma forma ou de outra, para forjar a sua identidade bramânica. As diferentes atitudes destes brâmanes perante a identidade bramânica e o poder imperial português permitem-nos colocar algumas questões: Quais foram as estratégias desenvolvidas pelos brâmanes de Goa, e o que estas revelam sobre a relação entre o poder imperial português e a construção de uma identidade bramânica? O que é que estas estratégias nos revelam sobre os brâmanes de Goa e suas características? E de que maneira estas experiências se articularam com outras experiências indianas de formação da identidade bramânica na época moderna, nomeadamente as que dizem respeito ao seu envolvimento no mundo da burocracia política e da carreira eclesiástica?

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Publicado

2015-06-30

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Artigos

Como Citar

XAVIER, Ângela Barreto; ŽUPANOV, Ines G. Ser brâmane na Goa da época moderna. Revista de História, São Paulo, n. 172, p. 15–41, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.98757. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/98757.. Acesso em: 19 abr. 2024.