Os objetivos do ensino da História no curso secundário

Autores

  • Emília Viotti da Costa Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1957.105130

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação, Metodologia

Resumo

Essencial para a educação é o conhecimento seguro dos seus objetivos. Afirmação que pareceria banal e inútil se não estivéssemos constantemente assistindo a novas reformas que visam o curriculum, ou os programas das várias matérias, copiando fórmulas estrangeiras e esquecendo o princípio básico da educação — a consciência clara dos seus objetivos, o que depende diretamente de uma filosofia de vida. Que se pretende do indivíduo? Como é ele compreendido nas suas relações com a sociedade? Qual a sociedade onde vai ele viver? Qual a sua posição no quadro mais amplo do Universo? São questões imprescindíveis na orientação dos problemas educacionais. Toda educação que não se assente sobre essas sólidas bases não se realiza. Fica a meio caminho. Talvez seja essa a principal explicação da falência da educação contemporânea na nossa sociedade, onde as diretrizes são múltiplas e se confundem. Sem que se conheçam os verdadeiros alvos a serem atingidos é impossível qualquer planificação e educação é essencialmente plano, método. O desconhecimento desses desorganiza todo o sistema educacional desde a seleção das matérias, até a maneira de ensiná-las que está em grande parte na sua dependência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emília Viotti da Costa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras
    Auxiliar de Ensino da Cadeira de História da Civilização Moderna e Contemporânea da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

1957-03-01

Edição

Seção

Questões Pedagógicas

Como Citar

COSTA, Emília Viotti da. Os objetivos do ensino da História no curso secundário. Revista de História, São Paulo, v. 14, n. 29, p. 117–120, 1957. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1957.105130. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/105130.. Acesso em: 24 abr. 2024.