Os objetivos do ensino da História no curso secundário

Autores

  • Emília Viotti da Costa Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1957.105130

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação, Metodologia

Resumo

Essencial para a educação é o conhecimento seguro dos seus objetivos. Afirmação que pareceria banal e inútil se não estivéssemos constantemente assistindo a novas reformas que visam o curriculum, ou os programas das várias matérias, copiando fórmulas estrangeiras e esquecendo o princípio básico da educação — a consciência clara dos seus objetivos, o que depende diretamente de uma filosofia de vida. Que se pretende do indivíduo? Como é ele compreendido nas suas relações com a sociedade? Qual a sociedade onde vai ele viver? Qual a sua posição no quadro mais amplo do Universo? São questões imprescindíveis na orientação dos problemas educacionais. Toda educação que não se assente sobre essas sólidas bases não se realiza. Fica a meio caminho. Talvez seja essa a principal explicação da falência da educação contemporânea na nossa sociedade, onde as diretrizes são múltiplas e se confundem. Sem que se conheçam os verdadeiros alvos a serem atingidos é impossível qualquer planificação e educação é essencialmente plano, método. O desconhecimento desses desorganiza todo o sistema educacional desde a seleção das matérias, até a maneira de ensiná-las que está em grande parte na sua dependência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Emília Viotti da Costa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Ciências e Letras
    Auxiliar de Ensino da Cadeira de História da Civilização Moderna e Contemporânea da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

1957-03-01

Edição

Seção

Questões Pedagógicas

Como Citar

Os objetivos do ensino da História no curso secundário. Revista de História, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 117–120, 1957. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1957.105130. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/105130.. Acesso em: 29 mar. 2024.